Mudança visa priorizar vendas dos modelos Pro, mais lucrativos, no lançamento tradicional de setembro

A Apple decidiu reformular seu calendário de lançamentos de iPhones a partir de 2026, segundo reportagem do The Information. A partir do iPhone 18 (linha 2026), apenas os modelos Pro e Pro Max serão lançados no período tradicional, em setembro. As versões básicas chegarão às lojas seis meses depois, na primavera do ano seguinte.
A estratégia tem como objetivo impulsionar as vendas dos modelos premium, que geram margens de lucro maiores. Historicamente, os iPhones Pro respondem por até 60% da receita da divisão de smartphones da Apple, segundo analistas. A mudança não afetará a linha iPhone 17, prevista para 2025.
Detalhes da nova abordagem
- Lançamentos escalonados: A Apple manterá o evento anual em setembro para os Pro, enquanto as versões padrão ganharão um evento separado em março ou abril.
- Foco em lucratividade: Modelos Pro custam até 30% mais que as versões básicas, com componentes como câmeras avançadas e materiais premium.
- Precedentes: A marca já adota lançamentos fracionados com iPads e Macs, mas nunca com iPhones.
Impacto no mercado
Analistas sugerem que a medida pode aumentar a percepção de exclusividade dos modelos Pro, enquanto reduz a concorrência entre as versões dentro da própria Apple. Dados da Counterpoint Research indicam que os Pro representaram 55% das vendas globais de iPhones em 2023.
A Apple não comentou oficialmente a mudança, mas fontes próximas à empresa confirmaram os planos à The Information. A estratégia reflete uma adaptação às quedas nas vendas globais de smartphones, que caíram 3,2% em 2023, segundo a IDC, (International Data Corporation).
Próximos passos
A expectativa é que a Apple anuncie a nova política durante o evento do iPhone 16, em setembro de 2025. Enquanto isso, a linha 2024 (iPhone 16) manterá o lançamento simultâneo de todos os modelos.