Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço fez a alegria das crianças e suas famílias em emocionante festa natalina.
O Papai Noel chegou ontem a bordo do caminhão dos bombeiros que ecoava alto a sirene, enquanto o helicóptero Águia, da Polícia Militar, pairava sobre o prédio do IOU – Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço, na Unicamp. As crianças atendidas pelo hospital e suas famílias estavam eufóricas e o clima era de alegria, grande expectativa e de contentamento.
A tarde foi de intensa programação. Os pacientes passearam no caminhão dos bombeiros, brincaram na neve artificial, tiraram fotos com o Papai Noel (interpretado pelo empresário Anderson Censi) na linda decoração de Natal doada pelos empresários paulistanos Tom e Ana Paneguini, abriram brinquedos presenteados pela empresária Isa Santini, comeram comidas festivas da chef de cozinha Gisele Soldeira e receberam massagens oferecidas pela equipe do Spa Ateliê Beauty.
“É uma grande alegria comemorar com nossos pacientes e familiares. Agradecemos à equipe IOU pela dedicação ao trabalho e a todos os voluntários que tornaram essa festa tão bonita e especial”, enfatizou o Prof. Agrício Crespo, presidente do IOU e professor titular do Departamento de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.
Sobre o IOU
O Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço-IOU, na Unicamp, é um centro de excelência em saúde pública dedicado a milhares de pacientes do SUS, entre crianças e adultos. Preparando-se para atender 200 mil pessoas por ano e 4 mil cirurgias, o IOU oferece atendimento especializado de alta complexidade nas áreas de otorrinolaringologia, câncer de cabeça e pescoço, tratamento multidisciplinar de deficiência auditiva e distúrbios de respiração, deglutição, fonação e comunicação.
Além de ser um hospital, o IOU é um local onde tecnologia e cuidado se unem para proporcionar uma nova chance para muitos. O IOU também é um polo de ensino, pesquisa e difusão de conhecimento, formando profissionais qualificados e contribuindo para o avanço no tratamento de doenças complexas, assegurando um legado de cuidado e inovação na medicina brasileira.
Fruto de indenização milionária
Além da excelência médica, o IOU também é um case inspirador e inovador de aplicação do dinheiro público em benefício à sociedade. A verba para a construção do Instituto, iniciada em 2020, é oriundo de uma indenização milionária por dano moral coletivo. O recurso é resultado de ação civil pública do caso Shell-Basf, maior acordo indenizatório da história do País assinado na Justiça do Trabalho, decorrente de compensação por contaminação na planta industrial de agrotóxicos em Paulínia (SP).
O valor de R$ 65 milhões, maior investimento na área de saúde da Unicamp nos últimos 30 anos, resultou na implementação de um polo de ensino, pesquisa e assistência médica de alta complexidade para os brasileiros com centros de tomografia computadorizada, laboratório de cirurgia virtual, desenvolvimento em genética e a aprimoramento no atendimento da população carente.
Mais informações:
Site: instituto-iou.com.br
Instagram: @instituto_iou