A guerra pelo título de maior gigante do luxo acaba de ter um novo vencedor a famosa Hermès superou a LVMH após uma queda inesperada nas ações do grupo dono de Louis Vuitton, Dior e Tiffany.
O que aconteceu?
Na última semana, a LVMH viu suas ações despencarem 7,8% após a divulgação dos resultados do primeiro trimestre. A queda pegou o mercado de surpresa, já que o conglomerado vinha dominando o setor de luxo por anos.
Enquanto isso, a Hermès conhecida por suas icônicas bolsas Birkin e Kelly manteve sua valorização, assumindo o posto de marca de artigos de luxo mais valiosa do mundo.
Por que a LVMH perdeu tanto espaço?
Analistas apontam três possíveis motivos:
- Mesmo com um portfólio repleto de grifes renomadas, a demanda por produtos de alto luxo parece estar em ajuste.
- Com a inflação e incertezas econômicas, até os compradores de elite estão repensando gastos.
- A Hermès tem um modelo de produção mais exclusivo, com listas de espera que aumentam seu valor percebido.
A ascensão da Hermès reforça uma tendência exclusividade vende. Enquanto a LVMH expandiu seu alcance com marcas acessíveis (como a Sephora), a rival manteve uma estratégia de escassez controlada, aumentando seu prestígio.
Em 2023, a Hermès registrou um lucro líquido 28% maior que o da LVMH em proporção ao seu tamanho e prova de que menos pode ser mais no universo do luxo.
O luxo está mudando
O tombo da LVMH não significa o fim de seu reinado, mas serve como alerta. No jogo do luxo, raridade e desejo ainda são os trunfos mais valiosos. Enquanto isso, a Hermès prova que, às vezes, menos produção significa mais valor.
E você? Prefere marcas acessíveis ou exclusivas?