No Dia da Consciência Negra, #TVPEnoAR exibe "A África que eu imagino" - TV Pernambuco

#TVPEnoAR

No Dia da Consciência Negra, #TVPEnoAR exibe “A África que eu imagino”

“A África que eu imagino” é exibido nesta terça (20) no #TVPEnoAR, a partir das 19h30, horário de Pernambuco.

 

Com informações da EBC/Agência Brasil

Nesta terça (20), é celebrado o Dia da Consciência Negra em todo o país. A data de morte de Zumbi dos Palmares é celebrada há mais de 40 anos por ativistas do movimento negro e foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional. Zumbi, que morreu aos 40 anos de idade, é considerado um símbolo, o último líder do maior quilombo do período colonial, o Quilombo dos Palmares. Neste ano, sua morte completa 323 anos. Em 2011, a Lei 12.519 instituiu oficialmente a data como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Tendo em vista a importância da data, o #TVPEnoAR desta terça traz o filme “A África que eu Imagino”, com direção coletiva de Éthel Oliveira, Janaína Oliveira, Ludimilla Carvalho, Natália Lopes, Raquel Santana. O documentário é de 2017 e faz um resgate das conexões entre africanos que estão em Pernambuco com seu país de origem. Tudo isso durante as atividades do projeto Cines Africanos Fazendo Milagres, que promoveu exibições de filmes, oficinas e performances para discutir estereótipos e a construção da imagem sobre os povos e países africanos a partir do cinema. A vivência aconteceu nas cidades de Mirandiba, Triunfo, no Sertão do estado, Tracunhaém, na Zona da Mata, e no Recife.

O #TVPEnoAR é exibido de segunda a sexta, 19h30, horário de Pernambuco. A anfitriã desta semana é a poetisa Luna Vitrolira, que recebe nesta terça a também poetisa Bell Puã, vencedora do Slam BR – Campeonato Brasileiro de Poesia Falada de 2017.

Algumas atividades marcam do dia de celebração por todo o estado. Confira os eventos do Dia da Consciência Negra no Recife e região:

Oficina de Boneca Abayomi
A atividade “Boneca Abayomi: Amarrando uma História de Resistência e Amor”, da Caixa Cultural, promove a confecção de bonecas “Abayomi”, termo em Yorubá que pode ser traduzido como “bem precioso”. É o nome dado a bonecas moldadas com nós a partir de retalhos das saias das mulheres negras, numa tentativa de acalentar as crianças durante as viagens dos navios negreiros. São 25 vagas em cada uma das quatro turmas e não é necessário fazer inscrição previamente. As senhas são gratuitas e distribuídas 30 minutos antes de cada turma.
Dias e horários: 13 e 15 de novembro de 2018, às 10h30; e 20 e 22 de novembro de 2018, às 14h30
Onde: Caixa Cultural Recife, na Avenida Alfredo Lisboa, 505, Praça do Marco Zero, Bairro do Recife
Mais informações aqui

8ª Marcha da Capoeira para Zumbi dos Palmares
A marcha é organizada pela Rede de Povos e Comunidades Tradicionais, cuja concentração acontecer às 14h no Marco Zero, Centro do Recife. O grupo busca reconhecimento da capoeira em Pernambuco e a criação de um centro para a dança.
Onde: Marco Zero, Centro do Recife
Mais informações aqui.

5º Festival Coco de Roda Zumbi Olinda
Olinda também não fica de fora das celebrações e conta com cortejo do Afoxé Babá Orixalá FunFun, às 17h, na Praça do Carmo, e shows de Dona Glorinha do Coco, Mestre Zeca do Rolete, Batuketu, Coco de Umbigada, Maracatú Estrela Brilhante e Ednaldo Lima e Banda a partir das 19h, no Beco da Macaíba, Bairro de Guadalupe. A organização é do Ponto de Cultura Coco de Umbigada.
Onde: Rua João de Lima (Beco da Macaíba), nº 42, Bairro de Guadalupe, Olinda
Mais informações aqui

Mesa de debates “Africanidades e Imaginário”
Para debater sobre africanidades e imaginário, o CAC da UFPE recebe a Yalorixá Joice Cavalcante, do Centro Espírita Cabocla Iracema, Jefferson França, estudante de Serviço Social, Danielle Rocha Pitta, professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Joanna Dias, professora e ativista da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco e Gerlane Simões, pesquisadora de relações raciais em Serviço Social.
Onde: Centro de Artes e Comunicação (CAC) UFPE, Avenida Prof. Moraes Rego, 123
Mais informações aqui.

Tambor Falante na Terça Negra Especial
A Terça Negra desta semana convida a banda Tambor Falante para celebrar o Dia da Consciência Negra. Além da grupo percursivo, o DJ KSB também se apresenta. O evento é gratuito e aberto ao público. Lucas e a Orquestra dos Prazeres também marca presença com o show de lançamento do DVD Repercutir a partir das 22h, no Pátio de São Pedro.
Onde: Pátio de São Pedro – Rua de Sao Pedro, S/N, 50020-230 Recife
Mais informações aqui.

Consciência Negra: Todo Dia é Dia
A Biblioteca Pública Penarol de Camaragibe organizou uma programação especial para a data e promove um cineclube com a exibição de “Fotográfrica” e “Nome de Batismo”, de Tila Chitunda, a partir das 14h. Após o filme, haverá debate com a presença de Gilmar Cesar Camará, do Movimento dos Povos Tradicionais das Cidades (MPTC-PE). Ainda terá uma visita guiada pela Galeria na Vila, com Renan Peixe e Elaine Albuquerque.
Onde: Biblioteca Pública Penarol de Camaragibe, Rua Severino Santos, 251, Vila da Fábrica.
Mais informações aqui.