Mulheres negras na cena artística em PE é tema do #TVPEnoAR - TV Pernambuco

#TVPEnoAR

Mulheres negras na cena artística em PE é tema do #TVPEnoAR

A jornalista Lenne Ferreira é entrevistada pela realizadora audiovisual Juliana Lima e pela advogada Juliane Lima. (Foto: Moema França)

Três mulheres conversando sobre estética negra, fortalecimento de artistas da periferia nas produções locais e empoderamento feminino. Este foi o papo desta segunda-feira (8) nos estúdios da TVPE, no Centro do Recife, em mais uma gravação do #TVPEnoAR. A jornalista Lenne Ferreira foi, na verdade, a entrevistada, enquanto as irmãs Juliane Lima, advogada, e Juliana Lima, realizadora audiovisual, guiaram o programa.

“Como é que você, enquanto produtora mulher, faz quando não tem dinheiro? Muitas desistem da cena da música, por exemplo, porque precisam trabalhar de telemarketing”, critica Lenne. Pensando em fortalecer o espaço da mulher negra na música e na cena do rap no Recife, ela criou, com parcerias, a Aqualtune Produções. A ideia é que o coletivo produza festas com shows, performances e músicas de mulheres negras.

MC Negrita, natural de Carpina, na Zona da Mata Norte, que participa dos eventos da Aqualtune, é uma das artistas apoiadas por Lenne. “É uma rapper que tem que tem seis anos de carreira, mas não tem um disco gravado. Isso diz muito sobre uma cena”, afirma.

A jovem estreou na TV recentemente com a minissérie Lama dos Dias, de Hilton Lacerda. “É uma artista que não conseguiu ir para a pré-estreia porque sofreu uma abordagem policial na madrugada anterior e ficou detida na polícia. Para ela conseguir ir ao lançamento nacional, precisou fazer uma campanha nas redes sociais para comprar a passagem. Ela veio fazer uma entrevista pra mim que vai render a manchete do jornal, mas e o depois disso? É importante refletir sobre como é a vida dessas pessoas. Assim, também fica fácil de perceber o porquê que essas pessoas saem tão rapidamente da cena”, defende a jornalista.

A conversa completa entre Lenne Ferreira e as irmãs Juliana e Juliane Lima será exibida no #TVPEnoAR, que já recebeu artistas como Flaira Ferro, Henrique Albino e maestro Spok. A data de estreia será divulgada em breve.