XI Bienal do Livro de Pernambuco realiza debates, lançamentos de livros e shows - TV Pernambuco

Notícias

XI Bienal do Livro de Pernambuco realiza debates, lançamentos de livros e shows

Diversas perspectivas da cultura, do patrimônio histórico e da leitura estão congregadas na programação da XI Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. Nesta segunda-feira (09), uma das pautas é o Seminário “IPHAN 80 ANOS”, que contará com conferências, palestras e mesas redondas que trazem em destaque experiências das casas do patrimônio pernambucano em atividade, com um resgate da longa trajetória do Instituto do Patrimônio Histórico de Pernambuco, sua história e desafios, dentro de uma ampla agenda de ações que marcam essa importante celebração, a ser realizada no auditório Círculo das Ideias.

No espaço ainda haverá exibição do documentário “Capibaribes”, às 18h, e na sequência a mesa “A Cultura do Rio” com o documentarista do curta metragem Canário Caliari e InCiti/Parque Capibaribe. E às 19h será a vez de oficina “O uso do folclore brasileiro hoje na sala de aula” com a educadora Januária Cristina Alves, autora do “Abecedário de personagens do folclore brasileiro” (lançada pela FTD Educação e Edições Sesc São Paulo), que discutirá com profissionais de educação (infantil ao ensino médio) e pesquisadores do nosso folclore, com a proposta de discutir como abordar as tradições orais populares, em especial os personagens do Folclore Brasileiro, nas diferentes situações didáticas na escola.

No palco Além das Letras, às 18h, se apresentam o Maestro Ademir Araújo e Claudionor Germano. Enquanto no Círculo das Ideias ainda acontecem às 18h30 palestra com Adilza Gomes da Cunha Silva que trabalhará a questão da aprendizagem medida pelas tecnologias assistivas, e às 20h s nuances da literatura “Hot” com a escritora Janaina Rico, que integra o projeto Esquenta Rico (Editora eu Leio Brasil).

Dentro da agenda deste dias, serão realizadas diversas palestras, quis, oficinas e palestras no auditório Fundaj/MEC como a de “Cinema Acessível” com Ana Farache, coordenadora do Cinema da Fundação/Museu, às 18h. E ainda haverá workshop (que se encerra na quarta) com o tema “Uma Experiência Autoral” com os idealizadores do projeto em quadrinhos “A Noiva”, Thony Silas e Eron Villar, que ensinam vivência teórica-prática do processo de elaboração de uma história em quadrinhos, abordando todas as etapas de elaboração, desde a ideia inicial para concepção de roteiro até as ilustrações e finalização das páginas desenhadas. Muitas ações movimentam a Plataforma de Lançamento, a Bienalzinha e o palco Além das Letras que recebe inclusive às 19h Leda Dias apresentação do show “Canções Brasileiras e Simplesmente”.

Confira a programação completa no site: http://www.bienalpernambuco.com/

Fonte: Ascom Bienal do Livro de PE