Workshop discute instalação de cabos de fibra ótica para levar internet de banda larga e energia elétrica para Fernando de Noronha - TV Pernambuco

Notícias

Workshop discute instalação de cabos de fibra ótica para levar internet de banda larga e energia elétrica para Fernando de Noronha

Foi realizado no auditório da Chesf, no Recife, o segundo workshop para discutir sobre a instalação de cabos submarinos que levarão energia elétrica e internet de banda larga para Fernando de Noronha. Atualmente, a internet da ilha é via satélite e bastante limitada, e a energia elétrica é gerada pela queima de óleo diesel, o que provoca danos ao meio ambiente.

O projeto está sendo elaborado pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; de Minas e Energia; Defesa; Educação, além da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e do apoio da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) e do Governo de Pernambuco.

Confira na reportagem:

FERNANDO DE NORONHA – A ilha de Fernando de Noronha é estratégica para o Brasil, com posição de destaque no Atlântico Sul por ter, em conjunto com o litoral pernambucano, a maior extensão de costa do país. Isso permite a articulação com pesquisas hemisféricas no âmbito global. De acordo com a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lúcia Melo, o projeto começou ganhar uma estrutura muito robusta, com a capacidade de torná-lo real, através da liderança de vários ministérios e também do Governo do Estado.

O projeto se alinha à estratégia de interiorização com infraestrutura de conectividade. Para a secretária, vai muito além da educação e formação de pessoas. “Tenho a expectativa também de que possamos criar em Fernando de Noronha um futuro muito próspero, de uma infraestrutura e plataforma global aberta para estudo e monitoramento em climas, oceanos e biodiversidade”, destacou.