Votação elege representantes da Sociedade Civil no Consad/EPC - TV Pernambuco

Notícias

Votação elege representantes da Sociedade Civil no Consad/EPC

Acontece nesta quarta-feira (5) a eleição para os representantes da Sociedade Civil no Conselho de Administração da Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC). A votação está sendo feita na sede da EPC no Recife, na Avenida Conde da Boa Vista, Centro da cidade, até as 17h, horário de Pernambuco. O resultado será divulgado ainda nesta quarta, após a fechamento da urna e deve ser publicado no Diário Oficial do Governo do Estado.

A eleição é referente à formação da nova gestão para o biênio 2018-2020, uma vez que a atual composição do conselho só é válida até dezembro deste ano. A próxima gestão encerra em dezembro de 2020. No total, são 12 entidades votantes e 8 entidades candidatas, cada uma com um representante indicado.

Confira a lista de entidades candidatas:

SINDICATO DOS CONTABILISTAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO
Representante Indicado/a: Augusto dos Santos Semente

FEDERAÇÃO CULTURAL DOS BOIS E SIMILARES – FECBOIS/PE
Representante Indicado/a: Severino Carlos de Amorim

ASSOCIAÇÃO DE IMPRENSA DE PERNAMBUCO – AIP
Representante Indicado/a: Múcio Rodrigues Barbosa de Aguiar Neto

ASSOCIAÇÃO DOS MOTOTAXISTAS E MOTOCICLISTAS PROFISSIONAIS DE PERNAMBUCO – ASMOTOPROPE
Representante Indicado/a: Miguel de Odilon Farias

CENTRO DE CULTURA PROFESSOR LUIZ FREIRE – CCLF
Representante Indicado/a: Rosa Alice do Rêgo Barros Arraes Sampaio

AUÇUBA PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO
Representante Indicado/a: Paula Jeani Basso de Souza.

CENTRO DE ESTUDOS DE MÍDIA ALTERNATIVA BARÃO DE ITARARÉ
Representante Indicado/a: Sidney José de Melo Mamede.

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DE PERNAMBUCO – SINJOPE
Representante Indicado/a: Osnaldo Moraes Silva.

Sobre o Consad
O Consad é composto por sete membros: um titular e suplente nomeado pelo Governo do Estado das Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação, Casa Civil e Procuradoria Geral do Estado; um representante da Associação Municipalista do Estado (Amupe); e os três representantes titulares da sociedade civil, com suplentes, que estão sendo escolhidos por meio deste edital.

Entre as atribuições do Conselho, estão fixar a orientação geral dos negócios da EPC, encaminhar para a Assembleia Geral o relatório da administração e as contas da Diretoria Executiva e a proposta de destinação de lucros ou resultados, aprovar o regimento interno da EPC, que detalhará as atribuições e as competências dos diretores, bem como a sua estrutura organizacional e o seu funcionamento, fiscalizar a gestão e avaliar os diretores, entre outras.

No papel do Consad, cabe, ainda, o monitoramento da gestão e direcionamento estratégico, acompanhar o desempenho econômico e financeiro da sociedade, encaminhar ao Governo do Estado a proposta de criação de cargos e a fixação de salários, benefícios e vantagens, aprovar documento contendo normas de conduta para as emissoras que integram a EPC, instituindo seu código de ética e abrangendo em especial as áreas de programação, jornalismo e comercial, entre outras. As demais responsabilidades do Conselho podem ser consultadas no capítulo VII do Estatuto Social da Empresa Pernambuco de Comunicação S.A – EPC.