TVPE Escola faz oficina com estudantes em Igarassu - TV Pernambuco

Notícias

TVPE Escola faz oficina com estudantes em Igarassu

Raphael França, educador do TVPE Escola, orientou estudantes durante oficina de audiovisual. (Foto: Divulgação/Fato Social)

Os estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) Jurandir Bezerra Lins, de Igarassu, Região Metropolitana do Recife, participaram neste mês de novembro da oficina de educação de audiovisual do TVPE Escola. O projeto é fruto de uma parceria entre a Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC) e a Secretaria de Educação do Estado para promover educação audiovisual aos alunos da rede pública estadual. Como os estudantes já desenvolvem um trabalho de telejornal de sociologia, a oficina da TVPE teve como foco as entrevistas e um caráter mais documental. O projeto dos alunos está disponível online.

Os jovens aprenderam técnicas de vídeo com celular na prática quando fizeram a captação da entrevista do educados e artista Isaias Anselmo, que retrata a cidade de Igarassu nas pinturas que produz. O pescador Virgílio Santos também foi personagem para o vídeo e pode contar um pouco sobre como é resistir na profissão que atua há 40 anos em meio às novas legislações de proteção ambiental.

As aulas TVPE Escola são orientas pelo educador Raphael França, da EPC/TVPE. Durante as oficinas, os estudantes tem acesso ao conhecimento conceitual e técnico sobre captação de som e imagens, bem como elementos de construção da linguagem televisiva e cinematográfica, além da relação entre sociedade, mídia e comunicação pública.
Os trabalhos resultantes dos encontros de formação são exibidos em sala de aula, na programação diária da TVPE e nos canais de mídias digitais da EPC.