TVPE e Arquivo Público lançam nesta quinta (25/08) programa baseado em livro-DVD Palavra acesa – Memórias da luta camponesa de Evaldo Costa e Gílson Oliveira - TV Pernambuco

Notícias

TVPE e Arquivo Público lançam nesta quinta (25/08) programa baseado em livro-DVD Palavra acesa – Memórias da luta camponesa de Evaldo Costa e Gílson Oliveira

O Arquivo Público de Pernambuco e a TVPE lançam nesta quinta-feira (25/08), a partir das 19h, cinco programetes produzidos a partir de entrevistas de personalidades que, de forma direta ou indireta, participaram da luta dos trabalhadores rurais de pernambucanos e paraibanos entre os anos 40 e 80, período de intenso conflito entre trabalhadores rurais, proprietários de terra e o estado autoritário.

Produzidos pela TV Pernambuco, os programas tiveram como base o livro-DVD Palavra acesa – Memórias da luta camponesa, organizado por Evaldo Costa e Gílson Oliveira. Com orelha do ex-governador Eduardo Campos, a obra narra momentos cruciais da vida e luta dos camponeses em Pernambuco e Paraíba, estados escolhidos por terem sido os lugares onde o movimento social conhecido como Ligas Camponesas emergiu de forma mais vigorosa e também os locais em que as forças de repressão atuaram de forma mais violenta, com milhares de mortes e de desaparecidos políticos.

O presidente da TV Pernambuco/EPC, Guido Bianchi, diz que a decisão de transformar o livro/DVD em programa foi tomada para ampliar o alcance do material. “Trata-se de documento extremamente importante sobre a luta dos trabalhadores rurais por direitos e por justiça. Os depoimentos são muito fortes”, comenta.

“Hoje já é difícil para as pessoas mais jovens compreender o que aconteceu há 40, 30 anos… E entender que tudo isso aconteceu bem aqui, perto de nós. Então é necessário resgatar essas histórias, essas memórias, e guardar imagem dessas pessoas para que possamos reviver esses episódios. Devemos levar essas lições para o futuro para que o Brasil não passe por isso de novo”, disse Evaldo Costa., referindo-se à obra.

Durante o evento, todo o material bruto – mais de 150 horas de gravações, bem como as fotos de cena e exemplares da obra – serão integrados ao acervo do Arquivo Público, particularmente para a nova área de Acervos Digitais, criada pela atual gestão como área com importância equiparada à dos acervos físicos.

Os cinco programas editados pela TV Pernambuco trazem os depoimentos de José Arimateia Alves, filho de Margarida Maria Alves, sindicalista paraibana assassinada em 1983 e inspiradora da Marcha das Margaridas; Elizabeth Teixeira, viúva de João Pedro Teixeira e, como ele, protagonista do documentário Cabra marcado para morrer, de Eduardo Coutinho; Francisco de Assis Lemos, escritor e político que, por ser um dos fundadores da Liga de Sapé, Paraíba, foi cassado, preso e torturado; Josilda Maria dos Prazeres, filha de José dos Prazeres, um dos pioneiros da luta camponesa e também um dos líderes mais perseguidos; e Juliana Elizabeth Teixeira, neta de João Pedro Teixeira e Elizabeth Teixeira, que, como professora de História, tem procurado divulgar junto às novas gerações a importância das lutas camponesas.

 

SERVIÇO
Evento: Lançamento do programa Palavra acesa – Memórias da luta camponesa
Realização: TV Pernambuco
Local: Arquivo Público de Pernambuco (rua do Imperador, 371).
Data: 25/08/2016
Horário: 19h

Contatos: 3184-1125 (Evaldo Costa)