TV Pernambuco traz programação especial com as memórias do regime militar no Brasil - TV Pernambuco

Notícias

TV Pernambuco traz programação especial com as memórias do regime militar no Brasil

Em Abril de 1964 começava no Brasil um dos períodos mais violentos de sua história: A Ditadura Militar.  Visando promover uma reflexão sobre os efeitos do Golpe de 64 no Brasil, a TV Pernambuco exibe nesta semana uma programação especial.

A partir desta terça, 31/03, sempre às 19h, você vai fazer uma viagem pela memória política do nosso país através dos programas: Especial 50 anos do Golpe, Pensando Alto – Comissão da Verdade, e do Documentário A Mesa Vermelha da Cineasta Tuca Siqueira. Além de uma série de interprogramas intitulados Arquitetura do Golpe, que trazem alguns dos “lugares-símbolos”, que foram marcados pelo período da ditadura, instalada no País há mais de cinco décadas.

Na Terça-feira (31/03), você vai rever o Especial 50 anos do GolpeProduzido pela TV Pernambuco em 2014, o programa apresenta os reflexos do golpe militar no nosso Estado.
Através de uma visita ao Instituto Miguel Arraes, você vai acompanhar a trajetória deste líder político, que teve um papel importante neste período e durante a redemocratização. O programa traz ainda uma matéria sobre o Projeto Marcas da Memória, que visa à divulgação e formação da memória da Anistia Política brasileira, e uma reportagem especial sobre o Museu da Memória e dos Direitos Humanos do Chile, um dos últimos países sul americanos a sofrer um golpe Militar, mas que, diferentemente do Brasil, conseguiu instalar sua comissão nacional da verdade, logo após o fim da Ditadura chilena, em 1990.

Na quarta-feira (01/04) é dia de entrevista sobre a Comissão Estadual da Verdade no programa Pensando Alto. O jornalista Álvaro Filho recebeu o secretário geral da Comissão da Verdade Dom Hélder Câmara, Henrique Mariano e o advogado Marcelo Santa Cruz, irmão do estudante Fernando Santa Cruz desaparecido em 1974. Juntos eles discutiram sobre as perspectivas da Comissão em Pernambuco.

Quinta-feira (02/04), você vai acompanhar o comovente relato de 23 ex-presos políticos, no longa-metragem A Mesa Vermelha da Cineasta Tuca Siqueira. No filme eles partilham suas experiências pessoais sobre a tortura, os anos de cárcere e dos afetos gerados pela vida coletiva na penitenciaria professor Barreto Campelo.

TV Pernambuco – Programação Especial Golpe de 64

Especial  50 anos do golpe TVPE:

Terça-feira 31/03, às 19 h –  Reprise, sábado às 15 h.

 

Pensando alto – Comissão da Verdade:

Quarta 01/04, às 19 h – Reprise, sábado às 15:30 h

 

A mesa vermelha – direção Tuca Siqueira

Quinta 02/04, às 19h – Reprise, domingo às 16:30 h.

 

TV Pernambuco

46 Recife e RM

12 Caruaru

13 Petrolina

10 Serra Talhada

9 Salgueiro

6 Arcoverde

11 Fernando de Noronha

e mais 58 municípios

www.tvpe.tv.br
facebook.com/tvpernambuco
twitter.com/tvpe
Instagram.com/tvpernambuco
youtube.com/canaltvpe