TV Pernambuco lança sinal digital em Petrolina, Sertão de Pernambuco - TV Pernambuco

Notícias

TV Pernambuco lança sinal digital em Petrolina, Sertão de Pernambuco

O sinal da TV Pernambuco em Petrolina, no Sertão do Estado, passou a ser digital. O canal da TVPE na cidade passa a ser o 13.1, transmitindo todo o conteúdo educativo e cultural produzido pela emissora. A campanha Seja Digital oferece dicas para a busca de canais, em caso de dúvidas.

A digitalização na segunda maior cidade do interior corresponde a mais uma etapa da Requalificação da Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC), uma das metas prioritárias do Governo do Estado. A cidade agora se junta ao Recife e Caruaru, no Agreste, na implementação do sinal digital da TVPE.

“A TV Pernambuco digital em Petrolina significa que mais pernambucanas e pernambucanos terão acesso a um sinal de alta qualidade técnica, de som e imagem, pra receber um conteúdo importantíssimo: o conteúdo da televisão pública. É um conteúdo diferenciado em relação ao que as emissoras comerciais costumam colocar, mais voltado para os interesses sociais do cidadão, da cidadã de nosso estado, com mais espaço para a participação da população e da produção independente. A ação da EPC e do Governo de Pernambuco possibilita que mais pessoas possam usufruir de um dos direitos humanos fundamentais que é o direito à comunicação”, afirma Gustavo Almeida, diretor-presidente da EPC.

De acordo com Wellington Sampaio Diretor de Engenharia, Tecnologia e Operações da EPC/TV Pernambuco, o sinal vai operar na potência máxima a partir de março deste ano, após a fase de testes. “O sistema Doherty, tecnologia usada para a transmissão digital HD da TVPE, proporciona uma redução dos custos de energia de até 50% e apresenta maior eficiência em comparação com outros transmissores”, explica Sampaio.

Parceria
Com a chegada do sinal digital em Petrolina, a TVPE começou a estudar possibilidades de parceria com a TV Caatinga, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A emissora, também conhecida como WebTV Caatinga, surgiu em março de 2012 e se estabelece como uma plataforma digital educativa que busca divulgar atividades de ensino, pesquisa e extensão da Univasf, além de prestar serviços nas áreas de comunicação, radiodifusão e cultura. Atualmente, a TV Caatinga conta com programas educativos de temáticas variadas, como ciência, saúde e meio ambiente.

Para Jaldo Lopes, Diretor Técnico da TV Caatinga, é uma oportunidade de ampliar o alcance do conteúdo produzido na cidade. “Estamos vendo uma parceria que permita a troca de conteúdo, produção jornalística das matérias, dos factuais e também dos nossos programas. Quem sabe, a gente pode desenhar algum produto em coprodução que possa ser exibido na TV Pernambuco para todo o estado”, aponta.