TV Pernambuco exibe cinco programas sobre as Ligas Camponesas - TV Pernambuco

Notícias

TV Pernambuco exibe cinco programas sobre as Ligas Camponesas

A TV Pernambuco produziu cinco programetes a partir de entrevistas de personalidades que, de forma direta ou indireta, participaram da luta dos trabalhadores rurais de pernambucanos e paraibanos entre os anos 40 e 80. Os programas tiveram como base o livro-DVD Palavra acesa – Memórias da luta camponesa, organizado por Evaldo Costa e Gílson Oliveira. A obra narra momentos da vida e luta dos camponeses em Pernambuco e Paraíba, estados onde o movimento social conhecido como Ligas Camponesas emergiu de forma mais vigorosa.

Já foram ao ar as entrevistas com Elizabeth Teixeira, viúva de João Pedro Teixeira e, como ele, protagonista do documentário Cabra marcado para morrer, de Eduardo Coutinho, e Francisco de Assis Lemos, escritor e político que, por ser um dos fundadores da Liga de Sapé, Paraíba, foi cassado, preso e torturado.

Os outros três programas editados pela TV Pernambuco trazem também os depoimentos de José Arimateia Alves, filho de Margarida Maria Alves, sindicalista paraibana assassinada em 1983 e inspiradora da Marcha das Margaridas;  Josilda Maria dos Prazeres, filha de José dos Prazeres, um dos pioneiros da luta camponesa e também um dos líderes mais perseguidos; e Juliana Elizabeth Teixeira, neta de João Pedro Teixeira e Elizabeth Teixeira, que, como professora de História, tem procurado divulgar junto às novas gerações a importância das lutas camponesas.

Os programas vão ao ar no mês de janeiro durante a programação da TV Pernambuco.

Canais:
46 Recife e RM
12 Caruaru
13 Petrolina
10 Serra Talhada
9 Salgueiro
6 Arcoverde
11 Fernando de Noronha
e mais 58 municípios

facebook.com/tvpernambuco
twitter.com/tvpe
Instagram.com/tvpernambuco
youtube.com/canaltvpe