Toda Música hoje mergulha no Frevo, na Poesia e no Rock and Roll - TV Pernambuco

Notícias

Toda Música hoje mergulha no Frevo, na Poesia e no Rock and Roll

A TV Pernambuco exibe neste sábado (14), a partir das 19h, mais um episódio do Toda Música. No capítulo de hoje, você vai descobrir que o compositor e cantor pernambucano Junio Barreto é um poeta de tempo próprio. Quando ele lançou primeiro álbum solo, em 2004, ele já tinha 40 anos. E o segundo disco, ‘Setembro’, só chegou às lojas em 2011, 7 anos depois do disco de estreia. Dono do seu tempo de criar e compor canções e pela sua voz grave, Junio ganhou o apelido de Caymmi de Caruaru.

Na edição de hoje tem também muito Frevo. A palavra foi publicada pela primeira vez no dia 9 de fevereiro de 1907, no extinto Jornal Pequeno de Recife, e inicialmente o frevo era uma música instrumental, quase marcial, mas que desde os primórdios arrastava multidões pelas ruas da cidade. A partir da década de 30, com a concorrência das marchas e sambas carnavalescos divulgados pelo rádio, surgiu a necessidade de se colocar letra nos frevos. Nascia assim: o frevo de bloco e o frevo-canção.

O ensaio desta semana é com a banda Eddie, uma banda olindense, com uma levada com muito punk, rock, samba, reggae, surf music, entre outros estímulos. Eddie é música popular urbana brasileira de qualidade. Veja hoje no Toda Música