Tem Gonzaguinha no De Lá Pra Cá deste domingo (19) - TV Pernambuco

Notícias

Tem Gonzaguinha no De Lá Pra Cá deste domingo (19)

Neste domingo (19), às 18h, o De Lá Pra Cá aborda a vida e as canções de Luiz Gonzaga Filho, o Gonzaguinha. Para relembrar essa história, Vera Barroso e Ancelmo Gois entrevistam o compositor e amigo Ivan Lins, a cantora Simone, o diretor Breno Silveira e o jornalista Tárik de Souza.

Um acidente numa rodovia do Paraná, há 20 anos, matou o cantor e compositor Gonzaguinha, um dos mais importantes autores de música de protesto que o Brasil teve. Gonzaguinha era filho de Luiz Gonzaga, o rei do baião. O talento, com certeza, herdou do pai. Mas as letras politizadas que escreveu tiveram origem na infância pobre, passada no Morro de São Carlos, no bairro do Estácio, conhecido por ser um dos berço samba carioca. Foi lá que Gonzaguinha, muito cedo, passou pelas primeiras dificuldades da vida. Foi lá que ele também começa a se indignar com as injustiças sociais.

O sucesso veio no início anos 70, num período marcado pela forte repressão, imposta pela ditadura militar. Com a abertura política, Gonzaguinha mudou o foco, deu um tempo no engajamento, começa compor música com forte apelo romântico, muitas das quais conhecidas até hoje do grande público.

Da TV Brasil