Teatro é a pauta do novo episódio do #TVPEnoAR - TV Pernambuco

Notícias

Teatro é a pauta do novo episódio do #TVPEnoAR

Manoel Constantino, Márcia Cruz e Edivani Bactista estiveram nos estúdios da TVPE para gravação de mais um episódio do #TVPEnoAR.

Na semana Festival de Teatro do Agreste (Feteag), que acontece em Caruaru, no Agreste do Estado, e no Recife até este sábado (27), a pauta do #TVPEnoAR está toda voltada para as artes cênicas. O ator, jornalista e diretor de teatro Manoel Constantino convidou as atrizes Edivani Bactista, da Métron Produções, e Márcia Cruz, da Casa Maravilhas, para conversar sobre a produção artística em Pernambuco. O #TVPEnoAR estreia dia 5 de novembro, às 19h30.

A importância das peças teatrais na agenda cultural da cidade como uma forma de impulsionar a economia local é considerada essencial pelas atrizes. “A cultura não é só um investimento para o avanço social, mas também para a economia. É toda uma cadeia gerada a partir de uma peça exibida no teatro: os taxistas, pipoqueiros, cafés movimentam dinheiro também”, apontou Marcia Cruz.

“Antes, eu fazia uma mídia, colocava na televisão, e chegava no Teatro do Parque torcendo para o público chegar, e o público ia. Era central, as pessoas sabiam que existia o Teatro do Parque. Aí o que acontece é que a cadeia gera. Hoje, com a internet, a falta de convívio que você vê numa escola, com todo mundo no computador ao invés de estar brincando… ter a oportunidade de juntar quatro pessoas para ir num espetáculo de teatro, depois sair para tomar um sorvete, sentar na beira da calçada, já faz a arte estar presente”, opina Edivani.

Feteag

“A Mulher Monstro”, de José Neto Barbosa, é o espetáculo desta segunda (22), em Caruaru. (foto: Jorge Almeida)

 

Sob o mote da resistência para “tempos sombrios, de intolerância e preconceito”, a edição 2018 do Feteag segue até o sábado com 10 espetáculos e três residências artísticas em Caruaru e no Recife. Nesta segunda (22), o conto “Creme de Alface”, de Caio Fernando Abreu, vira inspiração para a peça “A Mulher Monstro”, exibida no Teatro Rui Limeira Rosal (Sesc), em Caruaru, às 20h. Todas as sessões do festival são gratuitas. Com exceção de “Batucada”, que custa R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada). Confira a programação completa abaixo ou acesse o site do evento:

 

“A mulher monstro”

S.E.M. Cia. de Teatro (Sentimento, Estéticas e Movimento)

Dia 22, às 20h – Teatro Rui Limeira Rosal (SESC Caruaru)

Dia 23, às 20h – Casa de Lúcio – (Alto do Moura, Caruaru)

 

“Solo de Guerra”

Cleyton Cabral

Dia 23, às 20h – Teatro Rui Limeira Rosal (SESC Caruaru)

 

“Presa fácil”

Pierre Tenório

Dia 24, às 20h – Teatro Rui Limeira Rosal (SESC Caruaru)

 

“Como manter-se vivo”

Flávia Pinheiro

Dia 25, às 20h – Teatro Rui Limeira Rosal (SESC Caruaru)

 

“Teatro da Misericórdia”

Gilberto Brito

Dia 26, às 20h – Teatro Rui Limeira Rosal (SESC Caruaru)

 

“Batucada”

Marcelo Evelin/Demolition Incorporada

Dias 26 e 27, às 20h – Teatro Hermilo Borba Filho (Recife)

 

“Jogos na hora da sesta”

Teatro Experimental de Arte (TEA)

Dia 22, às 16h – Centro de Referência e Assistência Social Malhada de Pedra

Dia 23, às 16h – Centro de Referência e Assistência Social Pau Santo

Dia 24, às 16h – Centro de Referência e Assistência Social Taquara

Dia 25, às 16h – Centro de Referência e Assistência Social Xicuru

Dia 26, às 16h – Centro de Referência e Assistência Social Itaúna