Série de documentários homenageia o "Camões dos Luísadas" - TV Pernambuco

Notícias

Série de documentários homenageia o “Camões dos Luísadas”

Estreia nesta quinta-feira, 5, às 20h, a série de documentários “Camões dos Lusíadas e dos Cordéis”, produzida pela TVU Recife, com direção de Valdir Oliveira. A série narra aspectos relevantes da trajetória de Luiz Vaz de Camões, um dos maiores expoentes da literatura de língua portuguesa, falecido em junho de 1580.

DSC01741 (1)

Escritor Rubem Franca, um dos maiores especialista em Camões no Brasil

A exibição marca a passagem da data de morte do escritor português e, além da escrita clássica, explora o lado lendário e popular do poeta, a partir da produção de cordel e do anedotário brasileiro. Em “Camões, Uma bússola de versos” – primeiro programa da série, gravado entre o Brasil e Portugal -, o clássico, o épico e o lírico na obra do autor lusitano. Em “Camões, um baú de estripulias” – segundo programa, realizado no Brasil -, o diretor explora as faces de um escritor picaresco, popular e nordestinizado, capaz de seduzir com esperteza e poesia.

Em Portugal, o papel do autor de “Os Lusíadas” é interpretado pelo ator Sérgio Moraes. Mas o documentário também conta com participação de especialistas e pesquisadores da Universidade de Coimbra e do Instituto Camões. A presença brasileira no primeiro documentário da série fica por conta do professor e escritor Rubem Franca, um dos maiores estudiosos de Camões no país.

No segundo programa da série, que vai ao ar no dia 12, às 20h, o personagem central é vivido pelo ator pernambucano Adriano Cabral. Também fazem participações especiais neste episódio, gravado entre Pernambuco e Alagoas, o cantor Maciel Melo, o poeta Adiel Luna, os professores Seabra Fagundes e Jorge Paiva, da Universidade de Coimbra, e a especialista na obra do autor português Carlota Simões.