Ser Saudável desta quarta (8) fala sobre transtorno de déficit de atenção e hiperatividade - TV Pernambuco

Notícias

Ser Saudável desta quarta (8) fala sobre transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Ser Saudável de quarta-feira (08), às 19h30, aborda o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, que é uma disfunção cerebral que compromete as áreas do comportamento, memória e autocontrole.

Metade dos casos diagnosticados com TDAH permanece com os sintomas durante toda a vida. Falta de concentração e dificuldade de relacionamento são os sintomas mais associados a esse transtorno. Mas, para saber como é a rotina de quem convive com o TDAH, Ser Saudável mostra as histórias de Julian Kober, 22 anos; e de João Nogueira da Gama, de 10.

Notas baixas, problemas para realizar tarefas propostas e agitação nas aulas. Assim surgiram os reflexos do transtorno, que começaram na escola, tanto para Julian quanto para João. Eles passaram pela mesma situação e para os dois, o papel da família fez toda a diferença. Inês Nogueira da Gama, mãe de João, procurou ajuda médica logo nos primeiros indícios. Já no caso de Julian, a ajuda e o diagnóstico vieram somente na adolescência.

Não se engane! Saber dos sintomas não basta para que uma pessoa seja diagnosticada com TDAH. Por isso, o programa vai mostrar a importância do acompanhamento médico e atenção familiar. Para esclarecer os mitos e verdades sobre o assunto, além de falar das formas de tratamento e o efeito dos medicamentos, participam do programa, o coordenador do ambulatório de déficit de atenção e hiperatividade, Eugênio Grevet; e a psicopedagoga Adriana Costa.

Apresentação Enrique Barros e Lívia Hartmann

Direção geral Daniel Pedroso

Coprodução TV Brasil e UNISINOS