Semana Nacional de Ciência e Tecnologia espalhada em 40 pontos do Estado - TV Pernambuco

Notícias

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia espalhada em 40 pontos do Estado

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é celebrada há 14 anos em todo o país. Em Pernambuco, a abertura do evento ocorreu no município de Ipojuca, na Praça das Esculturas, em Porto de Galinhas. Alunos da rede pública da cidade se divertiram com atividades de interação oferecidas nas exposições que tinham como o tema ‘A matemática está em tudo’.

“São mais de 40 polos no Estado envolvidos, cada um com sua própria programação, que vai desde palestras, oficinas, mesa de diálogos e exposições”, explica uma das coordenadoras estadual da SNCT, Roberta Cristina, também gerente de atividades do Espaço Ciências.

Para a professora do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Lialda Bezerra Cavalcanti, aprender brincando é uma forma de educar com mais leveza. Para a exposição da semana nacional, ela e seus alunos do IFPE utilizaram material reciclado na criação de jogos e brincadeiras com o tema central do evento, como dominós e figuras geométricas gigantes. ‘Temos como mostrar a beleza da matemática de forma lúdica e leve’, informa Lialda.

De acordo com Lúcia Melo, Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, a semana nacional é um momento de extrema urgência. “Estamos passando por diversas dificuldades para financiamento da pesquisa no Brasil com cortes expressivos dos orçamentos Federais. Esperamos que esta Semana possa mostrar de fato a importância e o valor que a sociedade dá para a ciência”, reforça a secretária.

No dia 25 de outubro, a comunidade científica celebra o Dia C da Ciência com diversas atividades gratuitas em museus, escolas e espaços públicos. A mobilização conta com entidades de ensino superior e instituições de pesquisa, e tem o objetivo de alertar para a necessidade da manutenção dos investimentos federais para o setor.

No Recife será entregue o Manifesto pela Ciência Brasileira, a partir das 17h, no auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, no bairro do Recife Antigo, com a presença de cientistas, professores e pesquisadores da área.  A SNCT ocorre de 23 a 29 de outubro com atividades gratuitas.

Mais informações, acesse o site www.espacociencias.pe.gov.br

Imagens: Uirá Ferreira
Reportagem: Elayne Bione