Semana Mundial da Amamentação (SMAN) vai até 7 de agosto - TV Pernambuco

Notícias

Semana Mundial da Amamentação (SMAN) vai até 7 de agosto

Estamos na semana mundial de amamentação. Lembrada todos os anos a partir de 1º de agosto. Importante apioarmos com esse movimento em todo o mundo. Uma vez que, o aleitamento materno contribui para a diminuição dos índices de desnutrição e mortalidade infantil, além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 18 anos, o índice de mortalidade infantil reduziu 60%. Em 1990, a cada mil nascidos vivos, 47 morriam antes de completar um ano de vida. Em 2008, esse número caiu para 19 em cada mil. Com palavras e pequenos filmes é possível construir um novo pensamento entre os empregadores, familiares e toda a população que convive com essas gestantes.

Dados do Ministério da Saúde, apontam que a partir de 2006, com início a campanha nacional de vacinação contra o rotavírus, houve a redução em 22% nas mortes por diarreia entre a população com até cinco anos de idade.

Nos últimos 20 anos, ações implementadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela sociedade civil melhoraram significantemente o nível de proteção à saúde de bebês. Entre elas, está a maior conscientização por parte das mães sobre a importância de amamentação exclusiva durante os seis primeiros meses de vida e complementar até dois anos.

Campanha de Aleitamento Materno. A TVPE apóia esta ideia.

Georgia Alves