Semana de Comunicação Pública discute importância da regulamentação - TV Pernambuco

Notícias

Semana de Comunicação Pública discute importância da regulamentação

A Regulamentação da Comunicação foi o mote da mesa de abertura da 1ª Semana de Comunicação Pública de Pernambuco, realizada hoje, 09, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco.

O palestrante do dia, o superintendente de rede da Empresa Brasil de Comunicação – EBC, Marco Antonio Coelho, apresentou uma linha do tempo com o histórico da Televisão Pública no Brasil. Segundo o jornalista, a TV nasce no Brasil sob um modelo comercial, enquanto a concepção de TV Pública começa a ser formulada durante a ditadura, sob um modelo de TV Educativa, voltada para teleaulas e para o ensino à distância.

Ao longo do tempo, também segundo o palestrante, a comunicação pública foi-se aprimorando, e discutindo sua proposta atrelada ao interesse público, à participação social e à constituição de uma programação diversa em diálogo também com a produção independente. Para ele, a TV Pública deve ser um espaço de experimentação de conteúdos e formatos.

No entanto, a legislação ora vigente ainda é a mesma da década de 60, o que limita a atuação das emissoras. “É preciso construir uma legislação, uma regulamentação que defina o que significa essa tal Comunicação Pública. Pois, ao regulamentar, se estabelece como financiar e como deve ser comportar uma emissora pública”, concluiu Marco Antonio.

Dentro da tônica do debate, o diretor de Programação e Produção da TV Pernambuco, Roger de Renor, ressaltou a importância do diálogo e da articulação entre as emissoras, citando a experiência regional desenvolvida pela Rede Nordeste de construção coletiva e intercâmbio de conteúdo.

Para a direção do Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias, que promoveu o evento o objetivo principal do debate é trazer a discussão para o meio social. “É importante discutir e difundir o conceito do que é Comunicação Pública na sociedade para ampliar a participação”, afirma Luiz Lourenço, diretor geral do NRTVU. O Núcleo, inclusive, já encara este o primeiro de uma série de eventos em torno da discussão.

PROGRAMAÇÃO E TRANSMISSÃO – A programação continua amanhã, com a presença da jornalista e membro do Conselho Curador da EBC, Ana Veloso, e do jornalista e integrante do Fórum Pernambucano de Comunicação, Ivan Moraes Filho, que discutem a Participação e o Controle Social na Comunicação Pública.

Os debates da 1ª Semana de Comunicação Pública de Pernambuco estão sendo transmitidos ao vivo pela internet, via streaming, pela TV Pernambuco. Você pode acompanhar neste endereço e participar pelo twitter.