São João na Casa da Cultura celebra tradições populares nos dias 21 e 22 de Junho - TV Pernambuco

Notícias

São João na Casa da Cultura celebra tradições populares nos dias 21 e 22 de Junho

Às vésperas dos festejos de São João, a Casa da Cultura de Pernambuco transforma-se novamente em polo para apresentações gratuitas de artistas e grupos da nossa cultura popular. A programação especial, que destaca o Coco e a Quadrilha, acontece nesta terça e quarta-feira (21 e 22 de junho), sempre a partir das 15h.

Sob a gerência do Sistema Secult/Fundarpe, o equipamento cultural é um dos principais pontos turísticos do Recife e maior polo de comercialização do artesanato pernambucano. Para a Presidente da Fundarpe, Márcia Souto, “além de estimular a visitação ao espaço e a comercialização de produtos artesanais, o São João na Casa da Cultura está alinhado à política estadual de ocupação permanente dos nossos espaços, contribuindo para ampliar a visibilidade dos artistas pernambucanos”.

Divulgação

Uma das atrações desta terça-feira é a Quadrilha Junina Bacamarte. Luciano Lucas, vice-presidente do grupo, adianta que “a apresentação será uma homenagem às mulheres fiandeiras e bordadeiras de Pernambuco, resultado de um intenso trabalho, que começou ainda em agosto de 2015″. Os 80 integrantes da agremiação, originada há cinco anos no Cabo de Santo Agostinho, vão ocupar a Casa da Cultura para contar a história da ‘arte do fio’, o tema escolhido pela Quadrilha este ano.

Já na quarta-feira (22), os visitantes da Casa da Cultura terão a oportunidade de ‘cair no coco’ com verdadeiros mestres do ritmo. Entre eles, Índio Matinho (Fulni-ô de Águas Belas), Jujuba do Coco e Ricco Toadas, que integram o projeto especial ‘Mestres do Coco de Pernambuco’, idealizado pelo Ponto de Cultura Farol da Vila.

Divulgação

Confira a programação gratuita e aproveite!

SÃO JOÃO NA CASA DA CULTURA 2016
Sempre a partir das 15h

Terça-feira, 21/6
– Coco de Cocar
– Coco de Roda do Cabo de Santo Agostinho
– Toadas de Pernambuco
– Arnaldo do Coco
– Nininha do Coco
– Quadrilha Bacamarte

Quarta-feira, 22/6
– Mestre Jujuba do Coco
– Coco do Mestre Juarez
– Pacheco Cantador
– Mestres do Coco de Pernambuco
– Quadrilha Dona Matuta
– Trio Beberibe