Rubem Alves fala de educação, morte e religião no 3 a 1 desta semana - TV Pernambuco

Notícias

Rubem Alves fala de educação, morte e religião no 3 a 1 desta semana

O 3 a 1 desta quarta (14), às 21h, entrevista o psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro Rubem Alves. Ele aborda temas como educação, morte e religião, entre outros.

A educação é um assunto de frequente reflexão do escritor que defende a educação da sensibilidade e o processo contínuo de desaprender. “Nossa escola não tem espaço para a educação da sensibilidade, a ensinar a desaprender. Somos prisioneiros do que aprendemos e, enquanto lembrarmos do que aprendemos, estaremos presos. É preciso desaprender”, avalia. O escritor comenta sobre a necessidade de a educação tratar das coisas práticas e cotidianas da vida. “Quero que os alunos aprendam coisas que tenham a ver com a vida. Só que os nossos currículos são chamados de grades curriculares, esse nome horrível. E os professores não se rebelam contra isso”, ressalta.

O escritor também fala da responsabilidade dos pais no processo educativo. “Os pais são os maiores inimigos da educação porque pensam que a educação serve para preparar as crianças para o vestibular e o mercado de trabalho. Criança é para brincar”, explica. Além disso, fala sobre seu processo criativo e sobre a forma que ele escreve: “O que eu quero passar para o meu leitor é o que estou sentindo naquele momento. Se ele se identifica com o que escrevi, se dá a comunhão. Isso é uma felicidade imensa para mim. Não quero ensinar nada, só quero compartilhar as minhas ideias.”

Participam da entrevista os escritores e educadores Gabriel Perissé e Rogério de Almeida. A apresentação do 3 a 1 é do jornalista Luiz Carlos Azedo.

da TV Brasil