“Recantar Caruaru” quer ouvir histórias sobre músicas que falam sobre a cidade - TV Pernambuco

Notícias

“Recantar Caruaru” quer ouvir histórias sobre músicas que falam sobre a cidade

Estudantes fizeram ação no Centro de Caruaru em busca de histórias sobre canções que versam sobre a cidade. (Foto: Divulgação/Recantar Caruaru)

Existem muitas canções cujos versos citam Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Luiz Gonzaga, Onildo Almeida, Azulão e Jorge de Altinho são apenas alguns dos nomes que já cantaram sobre a cidade. É com este pano de fundo que surge o projeto Recantar Caruaru, uma parceria da TVPE com professores dos cursos de Design e Comunicação Social do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do edital 03/2018 da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), parceira da TVPE.

A ideia é registrar depoimentos sobre as memórias dos moradores da cidade com essas canções e, depois, produzir uma série de programas especiais veiculados nas redes sociais e no canal da TVPE. A iniciativa faz parte do projeto “Crônicas Musicais de Caruaru: produção participativa de conteúdos para TV Pernambuco a partir da integração de canais de comunicação”, coordenado pelos professores Amilcar Bezerra, Diego Gouveia e Rodrigo Barbosa, da UFPE.

A previsão é que o conteúdo seja exibido semana do aniversário da cidade no próximo ano, 18 de maio. Até lá, os estudantes fazem campanha nas redes sociais e ações no Centro para convidar os moradores a contar histórias com as músicas. Qualquer pessoa pode enviar vídeos e relatos, basta entrar em contato com o Recantar Caruaru por meio das páginas do Facebook e Instagram.

Também haverá uma pesquisa sobre as canções, coleta de informações sobre histórias e personagens que estão por trás das composições. A intenção é reunir fragmentos de memória afetiva e fazer o público conhecer as múltiplas visões sobre Caruaru a partir dos versos. Artistas da região serão convidados para executar novas versões das canções selecionadas. A produtora Vertigo é parceira da iniciativa.

Uma outra parte do projeto inclui intervenções na cidade com o uso de QR Code, para facilitar o acesso do conteúdo produzido a partir do celular. Os estudantes vão escolher pontos de Caruaru que são citados nas canções e criar uma experiência para que a pessoa conheça a história do local e, ao mesmo tempo, tenha acesso ao conteúdo audiovisual produzido neste projeto, assim como a fotos de arquivo.