Projeto idealizado por jovens universitários transforma a vida de agricultores. Veja no Sábados Azuis desta semana, às 22h30 - TV Pernambuco

Notícias

Projeto idealizado por jovens universitários transforma a vida de agricultores. Veja no Sábados Azuis desta semana, às 22h30

Em 1979, um grupo de 13 jovens da Universidade Federal de Viçosa se juntaram para comprar um pequeno pedaço de terra na área rural da cidade, para praticarem a agricultura ecológica. Tempos depois, surgiu o desejo de aprender com os pequenos agricultores e passar adiante as técnicas de agroecologia e de plantação sustentável. Então eles se uniram e criaram o Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA).

O projeto deu certo e há 23 anos troca aprendizado com os pequenos agricultores de Viçosa. Eles plantam de forma sustentável, desenvolvendo os preceitos da agroecologia, que junta a pecuária, com plantação de espécies da flora nativa da floresta e melhoram os recursos hídricos da cidade, recuperando o solo.

Com a temática Brasil Sustentável, o Sábados Azuis: Histórias de um Brasil que dá certo de sábado (31),  às 22h30, foi até Viçosa, em Minas Gerais, para mostrar que, com um trabalho que reúne comunidades agrícolas, agrônomos e professores da Universidade Federal de Viçosa, o CTA, a união de jovens interessados em mudar suas vidas e uma pequena propriedade por eles arrendada, resultou na mudança da prática agrícola de uma região inteira.

O programa também conta a história de Breno de Melo Silva, um dos remanescentes do grupo de jovens fundadores do projeto, que é agrônomo e técnico do CTA. Além disso, tem os depoimentos de Glauco, coordenador técnico do projeto, seu Nilton Teotônio Lopes, agricultor beneficiado pelo projeto, e seu Paulo do Amaral Lopes, que conseguiu melhorar o assoreamento de um córrego em sua casa que, hoje em dia, abastece gratuitamente oito famílias da região.

Da TV Brasil