Programação especial traz as memórias dos 50 anos do Golpe militar - TV Pernambuco

Notícias

Programação especial traz as memórias dos 50 anos do Golpe militar

Em  Abril de 1964 começava no Brasil um dos períodos mais violentos de sua história: A Ditadura Militar. A TV Pernambuco exibe nesta sexta-feira, 25, a partir das 22h, uma programação especial que resgata as memórias dos 50 anos do Golpe Militar e seus em reflexos em Pernambuco.

Logo após o Repórter Brasil, você confere o programa especial “50 anos do Golpe”, que traz histórias marcantes deste período, como a de Miguel Arraes, Governador de Pernambuco quando da instalação do regime, e que teve um papel importante neste período e durante a redemocratização. Você vai poder conferir um pouco da história do líder político, que está preservada no Instituto Miguel Arraes,  criado em 2008 no Recife.

O programa apresenta ainda iniciativas como o Projeto Marcas da Memória, da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, que visa à divulgação e formação da memória da Anistia Política brasileira e o Museu da Memória e dos Direitos Humanos do Chile, um dos últimos países sul americanos a sofrer um golpe Militar, mas que, diferentemente do Brasil, conseguiu instalar sua comissão nacional da verdade, logo após o fim do regime autoritário, em 1990.

A MESA VERMELHA – Com os depoimentos de 23 ex presos políticos da ditadura militar no Recife, o documentário de Tuca Siqueira, traz o debate sobre temas relacionados ao período da ditadura, passando pelo golpe de 64, pela guerrilha do Araguaia, pela luta dentro das prisões em prol da anistia ampla, geral e irrestrita até a conjuntura atual. A Mesa Vermelha, fruto do Projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça em parceria com o Movimento Tortura Nunca Mais de Pernambuco, conta ainda com um site que agrega depoimentos e conteúdos complementares.

O programa “50 anos do Golpe”, vai ao ar nesta sexta-feira, 25, às 22h, seguido do documentário “A Mesa Vermelha”. Na terça-feira, 29, às 18h30, é possível conferir a reapresentação do programa especial.

Direção geral, roteiro e apresentação: Tila Chitunda
Produção: Ciro Rocha, Elayne Bione, Mary Landim e Tila Chitunda.
Reportagem: Elayne Bione, Mary Landim e Tila Chitunda
Câmeras: Alex Guterres e Uirá Ferreira.
Edição: Gilson Martins
Finalização: Felipe Ferraz