Programação especial na TV Brasil/TVPE na Semana da Consciência Negra - TV Pernambuco

Notícias

Programação especial na TV Brasil/TVPE na Semana da Consciência Negra

Semana da Consciência Negra

Nesta semana, a TV Brasil preparou uma programação especial para celebrar a Semana da Consiência Negra, que começa quinta-feira (17) e se estende até sábado (26). São 18 atrações, que tratam de música, cinema, entrevistas, artes e história. Tudo para comemorar a data que simboliza a luta contra o preconceito e a discriminação, bem como estimula a reflexão sobre a importância africana na formação econômica, social e cultural do Brasil.

A TV Brasil presta homenagem a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, que foi morto em 1695 em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo. O Dia da Consciência Negra foi instituido no Brasil em 2003 através de lei.

Entre os programas preparados pela equipe da TV Brasil estão o Estúdio Móvel, que faz uma edição especial ao longo da semana; o De Lá Pra Cá, homenageando o o poeta negro Cruz e Souza, considerado o mestre do simbolismo brasileiro. O Ver TV debate a presença do negro na televisão brasileira, que, apesar de ter aumentado, ainda é pequena se considerarmos a proporção de brancos e negros existente na sociedade brasileira. Caminhos da Reportagem, Animania,Rede Jovem de Cidadania, Cara e Coroa e 3 a 1 também trazem novidades. O programaAglomerado, apresentado por Nega Gizza e MV Bill, vem com o músico Luiz Melodia que canta com a plateia no viaduto de Madureira, no Rio de Janeiro. E ainda, o Programa Especial, dedicado a pessoas com necessidades especiais; e Comentário Geral, que vai propor uma reflexão sobre a palavra Consciência.

No cinema, destaque para o documentário Mama Africa, do diretor Alé Braga, mostrando um pouco das muitas Áfricas que o mundo desconhece. E Cem Anos sem Chibata, do diretor Marcos Manhães Marins, que conta a história da rebelião militar da Marinha do Brasil, em 1910. Um dos líderes do movimento foi João Cândido, que ficou conhecido como Almirante Negro. Outras atrações estão na lista: os filmes Orfeu Negro, de Marcel Camus, lançado na França em 1959; e Nelson Mandela, de Regina Strassegger. E volta à tela, a série Capoeira, de cinco episódios, apresentado pelo mestre Boneco, que viaja para diversos lugares do mundo a fim de registrar como a arte vem sendo praticada.

Confira a lista da programação especial. Lembrando que a exibição na TV Pernambuco ocorre uma hora mais cedo, em virtude do horário de verão:

Quinta-feira, 17 de Novembro

Caminhos da Reportagem: Semana da Consciência Negra

Sábado, 19 de Novembro

DOC Especial: Sou

Segue o Som: Negritude em todas as Latitudes

Domingo, 20 de Novembro

DOC Especial: Cem anos sem Chibata

Ver TV: O negro na televisão

De Lá pra Cá: Cruz e Sousa

Cara e Coroa: Especial sobre racismo

DOC Especial: Nelson Mandela

Segunda, 21 de Novembro

Rede Jovem de Cidadania: Apresentação do Yorùbá Batá-Lèbé

Estúdio Móvel: Especial Semana da Consciência Negra

Animania: Consciência e Arte

Capoeira: Série com apresentação de Beto Simas

Terça, 22 de Novembro

Capoeira: Capoeira Angola e Capoeira Regional

Quarta, 23 de Novembro

Comentário Geral: Consciência

Capoeira: A divulgação da língua portuguesa

3 a 1: Consciência Negra

DOC Especial: Mama África

Quinta, 24 de Novembro

Capoeira: Histórias de vida e da capoeira

Sexta, 25 de Novembro

Programa Especial: Uma entrevista com Isabel Filardis

Capoeira: Reconhecimento e profissionalização

DOC Especial: Batatinha e o Samba Oculto da Bahia

Sábado, 26 de Novembro

Aglomerado: Luiz Melodia

Programa de Cinema: Orfeu Negro

Da TV Brasil