Programa Ser Saudável mostra que o AVC é a principal causa de mortes no Brasil - TV Pernambuco

Notícias

Programa Ser Saudável mostra que o AVC é a principal causa de mortes no Brasil

O tema do próximo episódio do Ser Saudável (TV Brasil), que vai ao ar quarta-feira (21), às 19h30, é sobre Acidente Vascular Cerebral, doença considerada a principal causa de mortes no Brasil. Mais conhecido como derrame, o AVC é resultado de uma restrição da irrigação sanguínea no cérebro e pode estar associado ao tabagismo, vida sedentária, pressão alta e obesidade.

Aos 59 anos, Vera Iop sentiu-se mal enquanto trabalhava em casa com artesanato. Aos poucos, sua visão ficou embaçada, sua voz arrastada e não conseguia mexer um dos braços. Rapidamente procurou o serviço de emergência de um hospital e descobriu que tinha um AVC. Depois do susto, Vera precisou mudar alguns hábitos de vida como parar de fumar e praticar uma atividade física e controlar a hipertensão.

Além da história de Vera, o programa mostra ao telespectador as causas e sintomas que levam aos problemas cardiovasculares e como o AVC pode ser prevenido e tratado. Especialistas, como o doutor em Neurociências e diretor do Instituto de Medicina Vascular do Hospital Mãe de Deus de Porto Alegre (RS), Dr. Maurício Gheller Friedrich, destacam que a demora em procurar um atendimento de emergência, muitas vezes, aumenta o risco de morte ou de sequelas, decorrentes do AVC. Médicos e pesquisadores explicam como o avanço do tratamento possibilita que, em alguns casos, a circulação sanguínea seja retomada nas áreas atingidas pelo acidente vascular cerebral, evitando sequelas neurológicas.

Da TV Brasil