Programa Expedições mostra imagens do Brasil, feitas a partir de satélites - TV Pernambuco

Notícias

Programa Expedições mostra imagens do Brasil, feitas a partir de satélites

Expedições: Gaia, planeta vivo

Com a conquista do espaço, a humanidade passou a conhecer melhor a Terra. Os satélites em órbita do Planeta, passaram a registrar detalhadamente a complexa biosfera.

O Expedições que vai ao ar na terça-feira (14), às 18h30, mostra imagens de várias regiões do Brasil, feitas a partir de satélites de sensoriamento remoto: nossos olhos no espaço! O programa apresenta belos lugares documentados por Paula Saldanha, Roberto Werneck e Pedro Werneck, no coração e nos extremos do país, como a Reserva Yanomami-RR, o Chuí-RS, a Reserva Extrativista Chico Mendes- AC e o Cabo São Roque-RN.

A equipe do Expedições registrou também importantes locais no exterior, como os Andes peruanos, onde se encontra a nascente do rio Amazonas. A partir desta nascente, pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), referência mundial para estudos de observação da Terra, puderam medir o comprimento do Amazonas, utilizando imagens dos satélites de sensoriamento remoto.

O INPE sediou a construção dos satélites Sino-Brasileiros (CBERS – 1 e CBERS – 2), desenvolvido em conjunto com a China. Segundo o diretor do instituto, Gilberto Câmara, essa parceria possibilitou a geração de grande número de imagens que são fornecidas gratuitamente ao cidadão. Os satélites em órbita da Terra, a quase mil quilômetros de altura, geram imagens utilizadas nos setores de agricultura, meio ambiente, florestas e geologia.

Livre

Apresentação Paula Saldanha.

Produção RW Cine.

Horário: 18h30

Reapresentação: sábado, 15h

Da TV Brasil