Programa Expedições alerta para a degradação das águas - TV Pernambuco

Notícias

Programa Expedições alerta para a degradação das águas

Reverter o processo de degradação ambiental pode ser uma saída para as populações que vivem da pesca e do turismo nos sistemas lagunares.

No Expedições desta terça (06), às 18h30, Paula Saldanha e Roberto Werneck mostram a revitalização da Lagoa de Araruama, no estado do Rio de Janeiro. Eles entrevistaram ambientalistas que iniciaram os trabalhos e documentam a recuperação deste grandioso sistema lagunar, fundamental para a economia e a vitalidade da Região dos Lagos, e sua população.

Localizada no litoral norte do Rio, a Lagoa de Araruama é um exemplo nítido de esforço comum entre pesquisadores, ambientalistas e moradores locais, que resultou no início de sua recuperação. São cerca de 220 quilômetros quadrados que compõe este imenso espelho d’água hipersalino, que vai desde a cidade de Saquarema até Cabo Frio e Arraial do Cabo.

No passado, reconhecida como grande produtora de peixes e maior produtora de sal do estado, a Lagoa de Araruama passou por um intenso período de degradação, até ser dada como “morta” por ambientalistas, por não apresentar os níveis mínimos necessários para a sobrevivência de peixes e outros organismos aquáticos.

Em 1999, a criação do Consórcio Intermunicipal Lagos de São João, uniu forças com as prefeituras das cidades do entorno, com algumas ONGs e o Governo do Estado do RJ, na busca de alternativas viáveis para salvar o complexo lagunar.

TV Brasil