Programa Especial exibe episódio em homenagem ao Dia do Professor neste sábado (18) - TV Pernambuco

Notícias

Programa Especial exibe episódio em homenagem ao Dia do Professor neste sábado (18)

A equipe de reportagem conversa com especialistas e visita escolas preparadas para educar alunos de todos os perfis.

Noeli Aurélio é uma professora do quinto ano do Ensino Fundamental que se preparou para trabalhar com turmas inclusivas. “A educação inclusiva precisa ser uma quebra de paradigma, antes de qualquer coisa. Sonho com o dia em que a inclusão, essa palavra ‘inclusão’, não seja mais necessária”, confessa.

Maria Alice Ramos, professora especializada em deficiência auditiva, e Vera Regina Loureiro, especializada em deficiência visual, explicam a melhor forma de incluir alunos com deficiência sensorial no processo de aprendizagem em sala de aula.

Eneida Fonseca é professora do Departamento de Estudos da Educação Inclusiva e Continuada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ela relata que “o aluno efetivamente quer ir para uma escola, quer lidar com aquelas questões, e que ele está vendo que aquela criança tem tanto direito quanto qualquer criança.”

A equipe do programa conheceu o Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (UFF). A professora da Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro e aluna do Mestrado da UFF, Luciane Rangel, que é surda, conversou sobre a importância dos intérpretes de LIBRAS no aprendizado das pessoas com deficiência auditiva.

O programa vai ao ar neste sábado, às 10h, na TV Brasil.