Prefeito entrega Skate Park Marcelo Lyra, no Pina - TV Pernambuco

Notícias

Prefeito entrega Skate Park Marcelo Lyra, no Pina

skate park

Solenidade de inauguração foi marcada por muita emoção e uma competição que contou com a participação de vários skatistas profissionais de todo o Brasil. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)

   A Prefeitura do Recife entregou na tarde deste domingo (21) mais um equipamento de esporte e lazer na cidade. O Skate Park Marcelo Lyra já está em funcionamento no Pina e faz parte do projeto de requalificação de toda a orla do Pina e Boa Viagem, promovida pela Secretaria de Turismo e Lazer do município. Em um evento cheio de emoção, que contou com a presença da família do homenageado, o prefeito Geraldo Julio inaugurou o maior e mais completo parque voltado para esse esporte, que contempla as modalidades bowl e street.

   Durante a entrega, o prefeito destacou a qualidade da nova pista de skate e a homenagem feita ao fotógrafo e cinegrafista Marcelo Lyra. “É uma justa homenagem a Marcelo Lyra e o skate park é de primeira qualidade. A gente sabe que Marcelo lutou pelos espaços públicos da cidade pelo estilo de vida ligado ao skate. Pelo skate park vão passar milhares de pessoas e foi isso que Marcelo fez a vida inteira”, ressaltou Geraldo. A entrega contou ainda com uma competição, conduzida por Paulinho Rude, do X Games, e que contou com a presença de atletas de renome mundial como Edgard Vovô, Akira Shiroma e Ragueb Rogério.

   O fotógrafo, cinegrafista e skatista Marcelo Lyra foi o homenageado com o nome do skate park. Marcelo faleceu em 2014 no acidente aéreo que vitimou também o ex-governador Eduardo Campos. A família agradeceu a homenagem feita pela Prefeitura ao fotógrafo. “Marcelo lutou muito para que o Recife tivesse uma pista de skate neste nível. E agora que eu pude ver a pista, tenho certeza que ele estaria satisfeito com a pista do jeito que está. E a gente tem muito orgulho de que Marcelo estava à frente de toda esta luta do segmento do skate.Só tenho a dizer para que vocês ‘arrumem um skate e venham para esta pista’”, disse Paulina Albuquerque, esposa do skatista.

  O Skate Park Marcelo Lyra oferece um misto de obstáculos que variam de curvas até os elementos que  remetem às ruas, como corrimãos, escadas e bancos, gerando um circuito contemporâneo, com diversos níveis de dificuldade, para atender tanto aos praticantes iniciantes, quanto aos mais experientes. Situado entre o calçadão e a praia, na altura do número 802 da Avenida Boa Viagem, perto do Primeiro Jardim, o Skate Park da orla tem 1.050 metros quadrados de área e foi projetado pela empresa carioca Rio Ramp, principal referência nacional na concepção e construção de pistas, responsável, entre outros empreendimentos, pelo Skate Park de Madureira (RJ), a mais moderna da América Latina.

  O skatista Edgard Vovô avaliou o Skate Park Marcelo Lyra como de grande qualidade e que não fica atrás de nenhum equipamento no Brasil. “A pista ficou muito boa, com transições atuais e bem democrática. Tem obstáculos para todas as modalidades do skate. Com esta pista, os skatistas recifenses só têm a ganhar. Parabéns a todos os envolvidos”, disse. O equipamento custou R$ 525 mil e foi  viabilizado com recursos das mesmas empresas que financiaram toda a requalificação da orla, a Mondelez, Ambev, Itaú e Ferreira Costa, num investimento total de aproximadamente R$ 12 milhões. Ou seja, sem custos para a Prefeitura do Recife.

  “Com esta entrega, estamos concluindo o projeto de requalificação da orla de Boa Viagem, em uma parceria que firmamos com a iniciativa privada há cerca de um ano e meio. O Skate Park Marcelo Lyra só vem para coroar toda esta requalificação feita na orla”, explicou o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Camilo Simões. A requalificação contemplou os oito quilômetros de orla, promovendo melhorias em todas as estruturas e ampliando a oferta de lazer e saúde com vista para o mar.

  As obras na orla começaram em agosto de 2014 e contemplaram a requalificação dos dois half pipes e dos dez banheiros disponíveis no calçadão, dos cinco parques infantis, que ganharam brinquedos de madeira de reflorestamento, dos três campos de futebol, cinco quadras poliesportivas, quadra de basquete e das quatro quadras de tênis.Também foram instalados 30 módulos de musculação com equipamentos em aço inoxidável ao longo da orla, equipados com painéis interativos de LED com informações sobre exercícios físicos. 

  O projeto contemplou ainda intervenções e pintura em toda a extensão da ciclovia, para suavizar as 98 curvas e garantir mais segurança para ciclistas e pedestres. O Segundo Jardim, coração da requalificação, ganhou pista de cooper revestida de asfalto ecológico; área de atividades físicas para a terceira idade; uma Academia Recife e um letreiro onde se lê o nome da cidade.


Carlos Eduardo Santos
Secretário Executivo de Relações com a Imprensa
(81) 3355-8265 | (81) 99488-6146
 
Alexandre Gabriel
Secretário de Imprensa
(81) 3355-8119 | (81) 99488-6702