Pernambuco integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - TV Pernambuco

Notícias

Pernambuco integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Pernambuco respira Ciência e Tecnologia a partir da próxima segunda-feira (23). Durante uma semana, em dezenas de municípios e diferentes polos em todas as regiões do estado, milhares de atividades ajudam a despertar o interesse da população pelo conhecimento científico. É a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que, este ano, tem a matemática como tema e, em Pernambuco, é coordenada pelo Governo do Estado, por meio do Espaço Ciência, Museu Interativo de Ciência vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Inovação alguma pode ocorrer sem uma política de formação de pessoas e promoção de talentos. As transformações na sociedade e na economia precisam de pessoas capazes de olhar o mundo criticamente para sobre ele atuarem com ideias novas e criativas, destaca a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lúcia Melo, reforçando que a Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação é uma oportunidade para germinar esse conceito.

Além da programação interna do Museu, o Espaço Ciência coordena a ação itinerante, com caravanas que percorrerão onze municípios do estado. Todas elas estarão presentes na abertura da Semana, em Porto de Galinhas, litoral do estado; e no encerramento em Afogados da Ingazeira, Sertão pernambucano.

O Ciência Móvel, com seu acervo de experimentos e atividades interativas, estará também no Recife, Caruaru, Riacho das Almas e Pesqueira. A Caravana da Astronomia, do projeto Desvendando o Céu Austral, da UFRPE, visita Recife, São Vicente Férrer, Paulista, Angelim e Itacuruba. O Planetário e a Caravana Notáveis Cientistas de Pernambuco, que presta homenagem a cientistas pernambucanos, estarão em Araçoiaba, Itapissuma e Arcoverde.

Na quinta-feira, dia 26, o destaque da programação é uma sessão solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco, para homenagear os três pernambucanos que passam a integrar a Caravana dos Notáveis Cientistas de Pernambuco: a farmacologista Suely Lins Galdino; o jusfilósofo Nelson Nogueira Saldanha; e o psicanalista Zeferino de Jesus Barbosa Rocha.

Todos os anos, três cientistas do estado são escolhidos para compor a Caravana, que circula por todo o estado, garantindo divulgação científica e valorização do potencial do estado. O projeto teve início com o Memorial Público de homenagem póstuma aos cientistas pernambucanos, instituído pela Lei 13.176, de 2006.

Para compor a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Espaço Ciência também montou e distribuiu entre os polos quarenta exposições com o tema da SNCT. A mostra Jogos e Acasos une jogos de estratégia e jogos de azar, atividades que despertam o raciocínio lógico e levam as pessoas a refletir sobre o que se chama de sorte e o estudo das probabilidades. Ou seja, de forma lúdica e interativa, a exposição revela que a Matemática está em tudo, como explicita o tema em foco.

Além da exposição, a programação interna do Espaço Ciência inclui mais de cinco oficinas; jogos matemáticos; atividades com xadrez e Mostra Internacional de Ciência na TV Ver Ciência.

A programação promete ser rica nos vários polos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco. No ano passado, ficamos entre os estados que promoveram maior número de atividades durante a Semana. Esse ano, não será diferente. Já tivemos várias reuniões preparatórias e, em cada uma delas, os vários polos mostram que a empolgação é grande. O tema da matemática já vem sendo trabalhado nas escolas e a programação da SNCT será a culminância destes trabalhos, afirma o diretor do Espaço Ciência, Antônio Carlos Pavão.

Em Ipojuca, por exemplo haverá atividades durante toda a semana. A abertura do evento, na Praça das Esculturas de Porto de Galinhas, contará com a presença das caravanas do Espaço Ciência, exposição Jogos e Acasos, além de Exposição de Robótica; Exposição da ONG EcoAssociados sobre Tartarugas Marinhas; Exposição dos agentes de reciclados de Porto de Galinhas; raspa-raspa com energia solar; lançamento de foguetes; apresentação cultural; e solenidade de abertura com palestra sobre o tema.

Fonte: www.secti.pe.gov.br