Painel da TVPE reuniu entidades e sociedade organizada no FIG 2012 - TV Pernambuco

Notícias

Painel da TVPE reuniu entidades e sociedade organizada no FIG 2012

 

Veículos de comunicação e sociedade organizada reunida em debate no FIG 2012. | Foto: Olívia Leite

Veículos de comunicação e sociedade organizada reunida em debate no FIG 2012. | Foto: Olívia Leite

O Painel de Comunicação Pública promovido pela TVPE em parceria com a Fundarpe e o Fórum Pernambucano de Comunicação, nos dias 19 e 20 de julho, dentro da programação do FIG 2012, reuniu estudantes, jornalistas, produtores audiovisuais e integrantes de movimentos sociais. Durante dois dias, a TVPE conversou sobre democratização da comunicação, liberdade de expressão e o papel da tv pública em PE e no Brasil. Entre os convidados, estiveram em Garanhuns, os jornalistas e membros da Empresa Brasil de Comunicação/TV Brasil, Guilherme Strozi e Regina Lima, que respectivamente integram o Conselho Curador e a Ouvidoria da EBC.

A presença de membros da TV Brasil e das entidades convidadas foi uma importante oportunidade para a TVPE ‘apresentar o atual panorama da Empresa Pernambuco de Comunicação, a EPC, compartilhar com a TV Brasil as demandas da sociedade pernambucana para uma verdadeira televisão democrática, e além de tudo fazer uma prestação de contas à sociedade’ explicou Roger de Renor, no debate.

Participaram ainda deste Painel, representantes da emissora pública do estado de Minas Gerais, a Rede Minas, do Centro de Mídia Alternativa Barão de Itararé, do Coletivo Intervozes, do Fórum Pernambucano de Comunicação, da Frente Parlamentar da Comunicação e Cultura, membros do Grupo de Trabalho da TVPE.

‘Este debate tem que sair do âmbito individual. Tem que entrar na pauta política da sociedade organizada’, afirmou a deputada federal Luciana Santos, que participou da segunda mesa do evento. Na fala de Regina Lima, ela explicou a importância de uma televisão pública ter um canal direto com a sociedade, a exemplo da ouvidoria da EBC, que trabalha na melhoria da qualidade dos veículos da empresa, pelo ponto de vista da audiência. ‘Pernambuco está fazendo um ótimo trabalho com a criação da EPC. Uma televisão pública e transparente com o diálogo aberto com a sociedade é o modelo ideal de comunicação’, afirmou.

Roger de Renor aproveitou para falar do modelo de gestão da EPC, que foi criada em diálogo constante com a sociedade pernambucana. O integrante do GT da TVPE, o jornalista Ivan Moares Filho, detalhou todo o processo de criação deste modelo de gestão, ao longo de três anos de trabalho desenvolvido assim que o GT foi nomeado pelo Governo do Estado de Pernambuco, desde março de 2009.

Este encontro em Garanhuns foi também um preparatório para a Audiência Pública que a EBC vai promover no Recife no próximo dia 25 de julho, com o objetivo de criar um documento com as demandas da audiência pernambucana e levar até Brasília. Esta será a oportunidade de todas as pessoas apresentarem suas opiniões sobre uma televisão de qualidade, seja sobre programação, gestão, transparência, entre outros aspectos. A TV pernambuco aproveita e convida todos a estarem presentes. Saiba mais sobre a Audiência aqui.

Clique aqui para ver mais imagens do Painel de Comunicação Pública do FIG 2012