Observatório da Imprensa debate sobre as câmeras ocultas no jornalismo investigativo. Veja nesta terça (27), às 22h - TV Pernambuco

Notícias

Observatório da Imprensa debate sobre as câmeras ocultas no jornalismo investigativo. Veja nesta terça (27), às 22h

O uso de câmeras ocultas em reportagens já suscitou diversos debates quanto ao seu valor ético. Na Espanha, recentemente, o Tribunal Constitucional deliberou que o uso dessa prática é ilegítimo.

Mas e aqui no Brasil? Nos últimos anos foram dezenas de denúncias relevantes que só vieram à tona por conta do uso desses equipamentos pelos jornalistas. O caso mais recente foi veiculado no programa Fantástico, do último dia 18, quando ficou claro como é fácil para empresas mal intencionadas fraudarem concorrências e roubarem dinheiro público, neste caso, da Saúde.

Será que podemos abrir mão deste recurso? Como regular seu uso? Não seria o caso de criar um código de conduta para evitar seu uso abusivo?

Para debater estas questões,  o Observatório da Imprensa de terça-feira (27), às 22h, recebe no estúdio o diretorClaudio Tognolli, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI);  o articulista Luiz Garcia (O Globo) e o jornalista Caio Tulio, consultor de novas mídias e autor do livro Ética, Jornalismo e Nova Mídia – Uma Moral Provisória. O programa ainda ouviu a opinião do deputado Federal Miro Teixeira (PDT/RJ); do professor de Ética e Filosofia Renato Janine Ribeiro (USP); e do colunista Joaquim Ferreira dos Santos (O Globo).

Da TV Brasil