Obrigatoriedade de diploma de jornalismo é pauta do Observatório da Imprensa desta semana - TV Pernambuco

Notícias

Obrigatoriedade de diploma de jornalismo é pauta do Observatório da Imprensa desta semana

O Observatório da Imprensa desta terça (13), às 21h, vai debater dois temas que muito interessam à mídia nacional: a classificação indicativa e uma possível volta da exigência do diploma de Jornalismo.

A obrigatoriedade do diploma foi ressuscitada no plenário do Senado dois anos depois de ter sido sepultada pelo STF. O assunto será novamente votado em segundo turno e, depois, encaminhado à Câmara. A grande imprensa acionou as suas baterias para intimidar senadores e deputados, mesmo sabendo que uma decisão da Suprema Corte dificilmente pode ser revertida.

Simultaneamente, as corporações de mídia estão tentando anular o dispositivo constitucional que obriga as empresas de TV a classificar a sua programação de acordo com o horário em que é exibida. As emissoras alegam que quem deve decidir o que as crianças e adolescentes devem assistir são os pais. Os constituintes de 88 defendem a tese contrária, segundo a qual cabe ao governo adequar o conteúdo da programação. Convém lembrar que tanto os governos de FHC como os de Lula tentaram obrigar as emissoras a cumprir a Constituição e não conseguiram.

Para falar sobre o assunto, o jornalista Alberto Dines recebe no estúdio os professores de jornalismo Muniz Sodré ( UFRJ) e Venício Lima (UNB). O programa ainda ouviu a opinião do jurista Célio Borja; da educadora Regina de Assis; de Celso Schroder (secretário geral/FENAJ); de Veet Vivarta (secretário Executivo/ANDI); e de Ricardo Pedreira (diretor Executivo/ANJ).

da TV Brasil