No Ver TV desta sexta,17, especialistas falam sobre os “talk shows” na TV brasileira - TV Pernambuco

Notícias

No Ver TV desta sexta,17, especialistas falam sobre os “talk shows” na TV brasileira

Jô Soares reinou durante muitos anos como o principal apresentador de “talk shows” na TV brasileira. Agora, Danilo Gentili e Rafinha Bastos concorrem diretamente com ele pela audiência dos finais de noite. Trazidos dos Estados Unidos, os talk shows – mistura de entrevistas com espetáculo – ocupam cada vez mais espaços nas emissoras brasileiras.

O Ver TV convida o professor da Universidade Metodista de São Paulo, Sebastião Squirra, que escreveu o livro O Âncora no Telejornalismo Norte-Americano e Brasileiro; e a professora da Universidade Paulista (Unip), Fernanda Maurício da Silva, autora da pesquisa História Cultural de Talk Shows Brasileiros; e o jornalista Kiko Nogueira, diretor adjunto do site Diário do Centro do Mundo, também fundador e diretor de redação da Revista Alfa e ex-editor da Veja São Paulo.

O programa também entrevistou a jornalista Isabelle Moreira Lima, da Folha de São Paulo. Ela faz uma comparação entre os novos talk shows que entraram na grade de programação da Band e do SBT; e a professora Nísia Martins do Rosário, pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que analisa a relação entre o entretenimento e a informação dos Talk Shows exibidos nas TVs brasileira e americana.

Apresentado pelo sociólogo e jornalista Lalo Leal, pesquisador na área de políticas da Comunicação e professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), o Ver TV acompanha as tendências e novas abordagens da televisão brasileira. Também discute as funções de uma TV de qualidade, sua programação, os avanços tecnológicos e o comprometimento com a cidadania.

O programa vai ao ar todas as sextas, às 19h30, na TV Brasil.