O Ouro Branco do Araripe: Caminhos da Reportagem desta quinta (27) exibe novamente o episódio que venceu o Prêmio MPT de Jornalismo, categoria reportagem cinematográfica. - TV Pernambuco

Notícias

O Ouro Branco do Araripe: Caminhos da Reportagem desta quinta (27) exibe novamente o episódio que venceu o Prêmio MPT de Jornalismo, categoria reportagem cinematográfica.


A Chapada do Araripe, no sertão pernambucano, é conhecida por suas belezas naturais e pela hospitalidade de seu povo. Também ali, a 600 quilômetros de Recife, fica uma das maiores reservas de Gipsita do planeta. A Gipsita é a base do gesso, material muito usado na construção civil e na área da saúde. O polo gesseiro da região está entre as mais importantes fontes de riqueza natural do Brasil.

Apesar de movimentar a economia brasileira, o polo enfrenta sérios problemas ambientais, fiscais e trabalhistas. O pó de gesso em suspensão e os gases tóxicos lançados no ar põem em risco a saúde dos funcionários e dos moradores das cinco cidades.

A polêmica em torno do polo gesseiro de Pernambuco não impede a população local de se sustentar com o trabalho no gesso. Maria do Socorro de Souza, 26 anos, diariamente descarrega placas de gesso com até 11 quilos, cada. É o caso também de Josimar de Lima, 41 anos, que passou uma vida se dedicando a sua pequena fábrica, de onde tira o sustento dos 10 filhos.

O programa vai ao ar às 22h

46 Recife e RM

12 Caruaru

13 Petrolina

10 Serra Talhada

9 Salgueiro

6 Arcoverde

11 Fernando de Noronha

e mais 58 municípios
facebook.com/tvpernambuco
twitter.com/tvpe
Instagram.com/tvpernambuco
youtube.com/canaltvpe