O noBALAIO desta semana reprisa episódio de homenagem à cultura afro-pernambucana - TV Pernambuco

Notícias

O noBALAIO desta semana reprisa episódio de homenagem à cultura afro-pernambucana

B2qYSiXIcAA74-S
Neste episódio, a revista eletrônica noBALAIO, traz para você fotografia, música e tecnologia afro-pernambucanas. A entrevistada principal é a mestra em psicologia Ceça Costa. Na conversa com a apresentadora Tila Chitunda, ela traça um panorama geral da situação do negro em Pernambuco.

Os fotógrafos Diego Di Niglio, Mateus Sá e Guga Soares nos apresentam a iniciativa “Instantâneas da África”, projeto de intercâmbio que envolve fotografia e identidade Afro-brasileira em 4 comunidades quilombolas de Pernambuco.  Diego, idealizador do projeto, acredita que seu trabalho é importante à medida que dialoga com a identidade racial brasileira.

Nossa equipe visitou o Centro Cultural Coco de Umbigada para conferir uma plataforma de jogos, que ganhou em 2010 o prêmio de Cultura Digital do Ministério da Cultura. É o jogo Contos de Ifá, criado no laboratório de informática da ONG, utilizando softwares livres. Além de desmistificar de maneira lúdica a mitologia africana, a iniciativa também está mexendo com a cabeça dos jovens da comunidade do Guadalupe, em Olinda.

O quadro Música noBALAIO recebe toda a energia do grupo Bongar. O cantor Guitinho da Xambá e seus companheiros falam sobre a origem da banda, e também dos diálogos do som do grupo com o candomblé, tendo como referência rítmica elementos da cultura popular, a exemplo do coco.

O programa vai ao ar às 19h30, na TV Pernambuco

46 Recife e RM

12 Caruaru

13 Petrolina

10 Serra Talhada

9 Salgueiro

6 Arcoverde

11 Fernando de Noronha

e mais 58 municípios

www.tvpe.tv.br
facebook.com/tvpernambuco
twitter.com/tvpe
Instagram.com/tvpernambuco
youtube.com/canaltvpe