O Espaço Público desta terça (05) entrevista Anna Muylaert, diretora de "Que horas ela volta?" - TV Pernambuco

Notícias

O Espaço Público desta terça (05) entrevista Anna Muylaert, diretora de “Que horas ela volta?”

Diretora analisa sua ótima obra: “Que horas ela volta?”

Diretora de "Que horas ela volta?", Anna Muylaert, é entrevistada do programaDiretora de “Que horas ela volta?”, Anna Muylaert, é entrevistada do programa. A diretora de “Que horas ela volta?”, que estreou em 22 países, é a entrevistada do Espaço Público desta terça-feira 5 de janeiro, às 23h, pela TV Brasil. Aos 51 anos, a paulistana Anna Muylaert tem sido premiada e elogiada mundo afora pelo trabalho mais recente.

O filme retrata com sensibilidade e respeito o universo de uma empregada doméstica e de seus patrões numa família de elite. A atriz Regina Casé interpreta a empregada Val, cuja filha, Jessica, vem a São Paulo prestar exame vestibular numa faculdade pública. A personagem revela uma realidade de conflitos que passam pela exploração econômica e pelo preconceito.

Ao analisar seu último filme, a cineasta declarou: “O filme realmente mexeu numa ferida para ambos os lados da porta da cozinha”.

Para Muylaert o Brasil vem passando por alterações significativas que passam pela escolaridade. “Há dez anos, tinham 22% das empregadas domésticas que dormiam (no emprego), hoje são 2%. A legislação referente à categoria, e tudo mais que aconteceu nos últimos dez anos, permitiu uma subida de autoestima da população mais carente… e o acesso à universidade também.”

Durante a entrevista, Anna Muylaert também conta histórias da sua carreira e fala sobre as dificuldades frequentes enfrentadas pelas mulheres que se destacam na profissão e no cinema. Ela faz um desabafo sobre episódios que vivenciou: “Você pode fazer o trabalho, mas não pode levar o crédito”.

O sucesso de Anna vem de longe. É dela o Kikito de melhor filme no Festival de Gramado, em 2002, com “Durval discos”. Outra consagração veio com “É proibido fumar”, grande vencedor do Festival de Brasília em 2009. Na capital federal, coube à obra os troféus de melhores filme, ator (Paulo Miklos), atriz (Gloria Pires), roteiro, atriz coadjuvante (Dani Nefussi), direção de arte, trilha sonora e montagem, além de ter sido o favorito da crítica.

“Que horas ela volta?” acumula aplausos e prêmios. Recebeu críticas elogiosas de jornais da importância do espanhol “El Pais”, do francês “Le Figaro”, do britânico “The Guardian” e do norte-americano “The New York Times”.

Nos Estados Unidos, as atrizes Regina Casé e Camila Márdila ainda faturaram o prêmio de melhor interpretação feminina, no Festival de Sundance. Na Alemanha, o filme foi escolhido o melhor longa-metragem de ficção do Festival de Berlim, numa disputa que tinha 52 concorrentes de 38 países.

O Espaço Público vai ao ar às 22h e é apresentado pelos jornalistas Paulo Moreira LeiteFlorestan Fernandes Júnior. Este programa também conta com a participação da jornalista convidada Flávia Guerra, do portal TelaTela.

 

Direção: Lucia de Mendonça
Apresentação: Paulo Moreira Leite
Edição: Carina Dourado, Lucia de Mendona e Cintia Vargas
Produção: Adriano Lafetá

 

TV Pernambuco:

46 Recife e RM

12 Caruaru

13 Petrolina

10 Serra Talhada

9 Salgueiro

6 Arcoverde

11 Fernando de Noronha

e mais 58 municípios

facebook.com/tvpernambuco
twitter.com/tvpe
Instagram.com/tvpernambuco
youtube.com/canaltvpe