O Espaço Público desta semana recebe o líder do MST João Pedro Stedile - TV Pernambuco

Notícias

O Espaço Público desta semana recebe o líder do MST João Pedro Stedile

Crítico do governo Dilma, líder do MST contesta impeachment
João Pedro Stédile participa do Espaço Público

João Pedro Stédile participa do Espaço Público

O entrevistado desta terça-feira (19/4) do Espaço Público é um aliado histórico do PT que se declara “completamente” insatisfeito com o governo Dilma. Embora tenha votado na reeleição da presidenta, ele fez questão, à época, de cobrar publicamente “mudanças estruturais”, com novo rumo para a política econômica. Agora acrescenta mais uma crítica: a de paralisia do processo de reforma agrária. E avalia que “o governo Dilma virou um bando de tecnocratas de costas para o povo”.

Mesmo assim, o dirigente nacional doMovimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o gaúcho João Pedro Stedile, é contra o impeachment. “O povo tem que ser respeitado na sua vontade eleitoral”, adverte. Em entrevista no mês passado à BBC Brasil, ele foi além: previu que o afastamento da presidenta da República pode provocar o “caos na sociedade”. A tese defendida por ele é que “a sociedade brasileira não aceita a possibilidade de golpe institucional”. E, caso isso ocorra, “muitos setores irão se levantar”.

Formado em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e pós-graduado pela Universidade Nacional Autônoma do México, Stedile já dedicou 37 dos seus 62 anos de vida à luta pela reforma agrária. Embora de formação marxista, o líder do MST, filho de pequenos agricultores italianos, foi um dos articuladores do encontro de movimentos sociais com o papa Francisco, menos de um ano atrás. “Assim como o capitalismo tem Obama, nós temos o papa”, declarou na ocasião, acrescentando: “O Francisco tem assumido esse papel de liderança, graças a Deus. Ele tem acertado todas”.

Transmitido pela TV Brasil toda terça-feira, às 23h, o programa Espaço Público é apresentado pelo jornalista Paulo Moreira Leite, com a participação do também jornalista Florestan Fernandes Júnior. Na entrevista com João Pedro Stedile, a mesa será composta, ainda, pela repórter Júlia Duailibi, da revista Piauí.

Assista na tela da TVPE nesta terça (19) às 23h.