O dia a dia da estudante e autista Rafaela Poggi é destaque no Programa Especial deste sábado, 25 - TV Pernambuco

Notícias

O dia a dia da estudante e autista Rafaela Poggi é destaque no Programa Especial deste sábado, 25

Este episódio do Programa Especial apresenta a trajetória da estudante Rafaela Poggi – que está dentro do espectro do autismo –, sua vida acadêmica e seu trabalho como quadrinista.

A carioca Rafaela Poggi estuda design gráfico, adora mangás e está dentro do espectro do autismo. Seu pai, Sérgio Zylbersztajn de Abreu, busca estimular o desenvolvimento da filha. “A gente sempre buscou dar as ferramentas e estimulá-la a se desenvolver. Não deixá-la ficar com pena dela mesma. Tendo sempre que ir para frente, vendo que é difícil, vendo que a luta é dura, mas que há possibilidades, que há formas de se desenvolver. E é um orgulho muito grande ver que ela está se desenvolvendo pela arte, e é muito amor”, relata.

Rafaela escreveu e lançou um mangá intitulado Fairy Rainbow: “Criei os personagens, criei a história, criei o perfil deles. Depois,  fui pensando no que vai rolar no quadro a quadro, e aprendi o que é protagonista, antagonista, quadro a quadro, os cenários, história, coisa e tal.”

O prefácio do Mangá de Rafaela é de Ziraldo. “É comovente ver o talento criativo dela, a imaginação fervilhante da Rafaela”, comenta o cartunista. “Esse livro é ótimo porque você vai vendo os desenhos da Rafaela e, à medida que você vai vendo o livro, ela vai melhorando o desenho e vai inventando mais história, e a cabeça dela tem uma disciplina impressionante!”

Este ano, Rafaela começou a cursar Design Gráfico na faculdade. Rafael Argento, professor de  Rafaela e designer, diz que ela é uma aluna bem interessada na matéria.

Daniela Cardoso foi a orientadora educacional de Rafaela e a responsável por fazer a inclusão dela no Ensino Médio.  Junto com a mediadora Márcia Pimenta, que acompanhou Rafaela em sala de aula, Daniela conta como era feito o trabalho dela com a estudante.

O programa vai ao ar neste sábado, às 10h30, na TV Brasil, e você pode acompanhar pela TVPE.