O Conhecendo Museus desta terça (11) visita o Memorial da Resistência de São Paulo - TV Pernambuco

Notícias

O Conhecendo Museus desta terça (11) visita o Memorial da Resistência de São Paulo

A fachada do prédio histórico que abriga o Memorial

Nesta semana, as câmeras do Conhecendo Museus passeiam pelo Memorial da Resistência de São Paulo. Inaugurado em 24 de janeiro de 2009, o espaço é um museu que preserva as memórias da resistência e da repressão políticas do estado de São Paulo. A instituição dedica-se à preservação de referências das memórias da resistência e da repressão políticas do Brasil republicano por meio da musealização de parte do edifício que foi sede, durante o período de 1940 a 1983, do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo – Deops/SP, uma das polícias políticas mais violentas do país, principalmente durante o regime militar.

O programa museológico do Memorial da Resistência está estruturado em pesquisa, documentação, conservação e comunicação patrimoniais. O objetivo é fazer dessa instituição um espaço voltado à reflexão e que promova ações que contribuam para o exercício da cidadania, o aprimoramento da democracia e a valorização de uma cultura em direitos humanos. O Museu está estruturado em seis frentes de ação: Centro de Referência, Lugares da Memória, Coleta Regular de Testemunhos, Exposição, Ação Educativa e Ação Cultural.

Visitar o Memorial é percorrer importantes fatos que marcaram a história. Nessas seis linhas de frente, o visitante encontrará os principais detalhes que resgatam esse momento. O “Centro de Referência”, por exemplo, foi pensado como um local agregador de experiências, dos principais conceitos norteadores do Memorial, transformando-o em um espaço voltado à reflexão. O objetivo é que ele se torne um espaço de conhecimento para estudantes, estudiosos e cidadãos em geral.

E, por fim, nos programas “Ação Educativa” e “Ação Cultural”, o Memorial abre espaço para o diálogo de acontecimentos do passado com a atualidade. O visitante pode contribuir com sua visão e expor seu ponto de vista sobre os fatos da repressão política no Brasil. O âmbito cultural, uma série de atividades educativas faz parte da programação, como seminários, peças de teatro, palestras, lançamentos de livros, entre outros.

O programa vai ao ar às 17h30 (horário de Brasília)

TV Pernambuco – Canal 46 (Recife), canal 12 (Caruaru)