O compositor Jards Macalé conta sua trajetória no Diverso desta sexta (31) - TV Pernambuco

Notícias

O compositor Jards Macalé conta sua trajetória no Diverso desta sexta (31)

O revolucionário compositor conta sua trajetória na música

O revolucionário compositor conta sua trajetória na música

Ariano, carioca, maldito. Nascido nos anos 1940, o músico Jards Macalé se tornou reconhecido por célebres artistas de sua geração e igualmente pouco conhecido pelas grandes multidões. O Diverso desta semana traça um perfil do compositor, intérprete, violonista, produtor, diretor musical, orquestrador e ator Jards Macalé, que já teve parcerias com nomes de peso, como Maria Bethânia, Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Torquato Neto, Luiz Melodia, Roberto Frejat e Hermeto Paschoal.

Em atividade há quatro décadas, o multiartista conta detalhes da carreira e da vida pessoal, incluindo o porquê do apelido, que surgiu na infância por causa de um jogador do Botafogo, tão perna de pau quanto o músico. Renegando, desde cedo, os rótulos que lhe atribuíam, ele revolucionou a música brasileira ao mesclar rock, samba, música erudita, jazz e bossa nova, com altas de melancolia e ironia.

Diverso aborda a cultura urbana e pop e seu impacto no mundo de hoje. Em cada edição, o programa trata de um assunto relacionado às manifestações culturais e artísticas do Brasil.

O programa levanta questões relacionadas às nossas matrizes culturais – como elas se articulam em relação à contemporaneidade – e tem como proposta refletir de forma crítica sobre o imaginário popular e investigar o que significa ser brasileiro e latino-americano nos dias atuais.

O Diverso é uma produção da Rede Minas

Terça-feira, às 16h30
Reprise quinta-feira, à 00h30