O Caminhos da Reportagem desta semana relembra um dos principais movimentos que contribuíram para a independência do Brasil. A Batalha do Jenipapo. - TV Pernambuco

Notícias

O Caminhos da Reportagem desta semana relembra um dos principais movimentos que contribuíram para a independência do Brasil. A Batalha do Jenipapo.


Na semana em que se comemora o dia 07 de Setembro, o Caminhos da Reportagem relembra um dos movimentos que contribuíram para a independência do Brasil e consolidação do território nacional: A Batalha do Jenipapo.
O programa mostra como foi a luta de cearenses, maranhenses e piauenses contra as tropas portuguesas. Ouvindo especialistas, historiadores, estudantes e familiares de combatentes conta o que restou na memória das pessoas sobre este episódio da história do país.Considerada como uma das mais sangrentas lutas em solo brasileiro, a batalha aconteceu às margens do Rio Jenipapo, na cidade de Campo Maior (PI), a pouco mais de 80 quilômetros de Teresina. Armados com facões, machados e armas artesanais vários brasileiros foram mortos nesse confronto. Ali também está o cemitério dos heróis da Batalha que, além de ponto turístico da cidade, passou a ser um local de peregrinação. A cidade também abriga um monumento para homenagear as pessoas que se sacrificaram na Batalha.O Caminhos da Reportagem ainda mostra como o assunto vem sendo lembrado e discutido nas salas de aula do ensino fundamental por professores e alunos.

Esta edição do programa foi produzida pela TV Antares, do Piauí, emissora da Rede Pública de Televisão (RPTV). Assista nesta quinta (10) às 22h.

Apresentação: Najla Fernandes
Produção: Iluska Carvalho
Apoio à produção: Najla Fernandes, Fonseca Neto
Imagens: Damatta
Apoio às imagens: Françóis Pereira, César Rodrigues, Nilson Cigano
Edição de texto: Iluska carvalho
Edição e finalização de imagens: Nerison Deobald
Auxiliar técnico: Edenilson Pereira, Marcos Vinicius
Arte: Nerison Deobald
Núcleo de produção: TV Antares
Direção geral: Núbia Ramos – TV Antares
Fundação Antares- Pres. Humberto Coelho

46 Recife e RM

12 Caruaru

13 Petrolina

10 Serra Talhada

9 Salgueiro

6 Arcoverde

11 Fernando de Noronha

e mais 58 municípios

www.tvpe.tv.br
facebook.com/tvpernambuco
twitter.com/tvpe
Instagram.com/tvpernambuco
youtube.com/canaltvpe