O Caminhos da Reportagem desta semana homenageia os 70 anos da Feira de São Cristóvão, reduto nordestino no Rio de Janeiro. - TV Pernambuco

Notícias

O Caminhos da Reportagem desta semana homenageia os 70 anos da Feira de São Cristóvão, reduto nordestino no Rio de Janeiro.

Feira de São Cristóvão, o Nordeste é aqui

 
Reduto do Nordeste no Rio de Janeiro, a Feira de São Cristóvão completa 70 anos marcados por muita luta para preservar as tradições e a identidade do povo nordestino.


Caminhos da Reportagem
apresenta a história desse lugar onde nove estados se misturam e a cultura é a maior estrela da festa.

Desde seu início, a Feira de São Cristóvão é um lugar de encontro para quem deixou sua terra em busca de uma vida melhor. Ela nasceu de uma rodoviária improvisada, no bairro de São Cristóvão, por onde ônibus e paus-de-arara chegavam à cidade. Hoje, é um ponto turístico que reúne mais de setecentas barracas, dez mil trabalhadores e muitas histórias.

O compositor Geraldo Azevedo ainda se lembra do tempo em que a feira era seu programa de fim de semana. “A gente faz aniversário junto”, brinca o pernambucano, aos 70 anos. Fagner também conta que, antes de se tornar conhecido, frequentava muito o lugar: “A gente fazia essa ligação de trazer os amigos que não conheciam o Nordeste para ver as tradições, a comida. E todo mundo adorava”. A cantora Maria Bethânia, homenageada na feira em junho pelos seus 50 anos de carreira, diz sentir-se em casa quando vai até lá: “É um lugar muito marcado na minha vida.”

Na história do hoje Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, famosos e anônimos são protagonistas. Erguida graças à persistência de seus fundadores, a feira se mantém pela fibra dos que vieram depois e se reinventa sem perder suas raízes.

O programa vai ao ar nesta quinta (17) às 22h

Reportagem: Marcelo Castilho
Imagens: Gabriel Penchel
Auxiliar técnico: Edivan Viana, Caio Araújo e Leonardo Assis
Edição de texto: Luciana Góes e Renata Cabral
Edição de imagens e finalização: João Santolin
Edição de imagens: Fabio Melo
Pesquisa: Márcio Parente
Produção executiva: Linei Lopes
Arte: André Maciel e Antonio Trindade
Direção: Rafael Casé

46 Recife e RM

12 Caruaru

13 Petrolina

10 Serra Talhada

9 Salgueiro

6 Arcoverde

11 Fernando de Noronha

e mais 58 municípios

www.tvpe.tv.br
facebook.com/tvpernambuco
twitter.com/tvpe
Instagram.com/tvpernambuco
youtube.com/canaltvpe