O Caminhos da Reportagem desta quinta (14) traz à tona os "Ecos da Escravidão" - TV Pernambuco

Notícias

O Caminhos da Reportagem desta quinta (14) traz à tona os “Ecos da Escravidão”

escravidao insta
Durante 300 anos, o Brasil conheceu basicamente uma única forma de mão de obra: negros africanos escravizados. Fosse para trabalhar nos engenhos de açúcar, nas lavouras de café ou na mineração, o serviço pesado sempre estava nas mãos dos cativos. A economia brasileira do período colonial e imperial estava concentrada nesse tipo de exploração desumana.

Quase 5 milhões de escravos desembarcaram nos portos do Rio de Janeiro, Salvador e Recife, isso sem contar os muitos milhares que morreram durante a travessia do Atlântico. Foi só no século XIX que a mentalidade dos homens começou a mudar, surgiu o movimento abolicionista e, pouco a pouco, foram sendo criadas leis para acabar com esse sistema.

O longo e difícil caminho do cativeiro até a abolição, a luta pela liberdade, as formas de alforria, os principais abolicionistas e um polêmico debate se é possível ou não reparar os males deixados à população negra por anos e anos de trabalho escravo são temas do programa Caminhos da Reportagem, deste dia 14 de maio, em homenagem aos 127 anos da Lei Áurea.

O programa vai ao ar às 22h, na TV Pernambuco

 

46 Recife e RM

12 Caruaru

13 Petrolina

10 Serra Talhada

9 Salgueiro

6 Arcoverde

11 Fernando de Noronha

e mais 58 municípios

facebook.com/tvpernambuco
twitter.com/tvpe
Instagram.com/tvpernambuco
youtube.com/canaltvpe