Neste mês de janeiro, o Museu da Cidade do Recife promove oficina gratuita de cartonaria aos sábados - TV Pernambuco

Notícias

Neste mês de janeiro, o Museu da Cidade do Recife promove oficina gratuita de cartonaria aos sábados

Neste mês de férias, o Museu da Cidade do Recife oferece, nos próximos dois sábados (9 e 16 de janeiro), das 15h às 17h, oficina gratuita de cartonaria para adultos e crianças – ou seja, uma ótima opção de diversão em família. Durante a atividade, os participantes serão incentivados a usar a criatividade para criar seus próprios calendários. A visitação ao museu (fortificação e exposição Capibaribe Meu Rio) são sugeridas como inspiração. 

calendario_

Fotos: Lúcia Matos/Divulgação

Além de papelão, tinta colorida, os participantes poderão utilizar na confecção dos calendários os carimbos da Cartonaria Cinco Pontas – produto do Museu da Cidade. Os carimbos reproduzem imagens das 19 igrejas dos bairros de São José e Santo Antônio e da tipografia numérica criada na década de 50 pelo designer pernambucano Manuel Bandeira.   

Todos os participantes poderão levar suas criações para casa. As oficinas têm como objetivo incentivar a produção de calendários, livros e catálogos e sensibilizar a população sobre a reutilização de materiais.

EXPOSIÇÕES – Durante o fim de semana, os visitantes também poderão conferir a exposição permanente Capibaribe Meu Rio, que reúne fotografias do rio desde a década de 1940 até os dias atuais; áudio de poetas que citam o Capibaribe em suas obras; e imagens cartográficas e curtas-metragens sobre o rio.

Também continua em cartaz no Museu até o dia 31 de janeiro a mostra fotográfica sobre as torres sineiras do Recife. Até o início do século 20, seus balados eram considerados um importante meio de comunicação para a cidade e serviam para anunciar não só de eventos religiosos como procissões e cerimônias fúnebres, como alertavam a população sobre incêndios, revoltas e chegadas de navios. A projeção de imagens reúne fotografias das 19 torres sineiras dos dois bairros históricos, incluindo as extintas torres das igrejas dos Martírios e do Paraíso. A mostra possui registros do início da década de 40 até os dias atuais.

 

Serviço

Oficina de cartonaria

Público: Crianças e adultos

Onde: Museu da Cidade do Recife (Praça das Cinco Pontas, São José)

Quando: Sábado (9 e 16 de janeiro), das 15h às 17h

Quanto: Acesso gratuito

Contato: 3355-9540/9558