Nesta terça (15), às 23h, o Arte do Artista celebra centenário do cineasta Orson Welles - TV Pernambuco

Notícias

Nesta terça (15), às 23h, o Arte do Artista celebra centenário do cineasta Orson Welles

Aderbal Freire-Filho encena diálogo com o renomado cineasta americano

O Arte do Artista comemora o centenário de um dos nomes mais revolucionários e influentes da história do cinema mundial, o americano Orson Welles. Autor de célebres produções da sétima arte como “Cidadão Kane”, “A Marca da Maldade” e “Soberba”, entre outras pérolas amadas pelos cinéfilos, o diretor esteve no Brasil na década de 1940 para a filmagem de “It’s all true” que não foi concluída.

Reverenciado como um dos mais versáteis artistas do século XX, Orson Welles brilhou nos palcos do teatro, pelas ondas do rádio e nas telonas de cinema. Além de diretor, ele também foi roteirista, produtor e ator. Para abordar a trajetória do ilustre cineasta, o apresentador Aderbal Freire-Filho encena um bate-papo com Welles no estúdio da TV Brasil.

A entrevista dramatizada remete um dos maiores feitos do diretor: a simulação “A Guerra dos Mundos”, programa de rádio que assustou os ouvintes ao relatar uma suposta a invasão da Terra por marcianos. A obra radiofônica causou comoção nos Estados Unidos já que as pessoas pensaram que se tratava de uma retransmissão verdadeira de uma invasão alienígena. Welles tinha pouco mais de 20 anos quando fez essa dramatização radiofônica em tom jornalístico.

O Arte do Artista também faz uma investigação da memória cultural do Brasil ao recordar a passagem de Orson Welles pelo país em 1942, um ano após lançar o mítico “Cidadão Kane”. O ilustre cineasta deixou um filme inacabado em que mostrava imagens únicas tanto do Carnaval carioca da época, quanto da vida dos jangadeiros cearenses.

As cenas gravadas para “It’s all true” influenciaram grande diretores nacionais, de Glauber Rocha a Rogério Saganzerla.

Para atestar essa incrível estadia de Welles na terra natal de Aderbal, o Ceará, o programa apresenta imagens externas captadas no estado com grandes nomes da cultura local. Artistas, escritores e pesquisadores compartilham suas impressões sobre esse momento marcante.