Nesta segunda (24) Arte do Artista recebe o ator e diretor português João Mota - TV Pernambuco

Notícias

Nesta segunda (24) Arte do Artista recebe o ator e diretor português João Mota

Arte_do_Artista_Joao_Mota
No programa Arte do Artista desta segunda-feira (24), à meia-noite, na TV Brasil, o apresentador Aderbal Freire-Filho conversa com o ator português João Mota, fundador do “A Comuna”, grupo de Teatro de Pesquisa.

Diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, o experiente dramaturgo fala sobre as atividades do grupo teatral fundado em primeiro de maio de 1972. As atrizes e atores d “A Comuna” já se apresentaram no Brasil. Os artistas vieram ao Teatro Ruth Escobar, em São Paulo, sob ameaças de bombas e torturas pelas tropas brasileiras do famigerado comandante Fleury.

Com estas e outras histórias, João Mota relembra o tempo em que foi soldado nas Guerras Coloniais portuguesas. “Foi quando perdi o T do meu nome, deixei em África”, conta ele, que escrevia Motta com dois Ts antes da renovadora Revolução dos Cravos, que derrubou o regime colonialista e ditatorial de Salazar.

Durante o papo com Aderbal na emissora pública, João Mota também analisa a influência que o teatro português exerceu na formação do teatro brasileiro e vice-versa. “Se antes chegaram aqui os portugueses e trouxeram o teatro, hoje são os atores brasileiros que vão em peso a Portugal e são estrelas, graças ao sucesso das telenovelas”, avalia.

Arte do Artista – segunda-feira (24) à 0h (horário de Brasília), na TV Brasil/TV Pernambuco.

 

46 Recife e RM

12 Caruaru

13 Petrolina

10 Serra Talhada

9 Salgueiro

6 Arcoverde

11 Fernando de Noronha

e mais 58 municípios